Dori Prata 7 anos atrás
Embora alguns funcionários da empresa neguem isso veementemente, o próprio CEO da Konami afirmou que o futuro da empresa está nos jogos para tablets e smartphones, chegando ao ponto de alguns defenderem que o único jogo de grande de porte que os japoneses continuarão desenvolvendo é a série Pro Evolution Soccer.
Se isso realmente acontecerá ainda não temos como ter certeza, mas de acordo com o órgão de classificação etária australiano, existe uma boa chance de que a editora esteja pensando em ampliar o público alvo da sua franquia de futebol, já que em breve ela deverá receber uma versão que será distribuída gratuitamente.
Sem citar para quais plataformas o jogo seria lançado, vale mencionar que a página se refere ao game como uma versão modificada, sugerindo assim que a intenção da Konami não seria lançar apenas o PES F2P para mobile, mas sim distribuí-lo gratuitamente nos consoles e PC. Porém, tudo isso é mera especulação da minha parte.
Caso o PES 2016 realmente ganhe uma versão free-to-play, será interessante ver como a empresa tentará lucrar com ele, mas se fosse para apostar, eu diria que os jogadores dessa versão só teriam acesso ao modo MyClub, que por sinal já conta com microtransações e funciona de maneira parecida com o Ultimate Team do FIFA.
Seja como for, a única coisa que a Konami não pode fazer é lançar uma versão gratuita que deixe um gosto amargo na boca daqueles que pagaram pelo jogo e mesmo entendendo que eles precisem conquistar o maior número possível de pessoas, acho que no momento o mais importante é fazer com que o Pro Evolution Soccer 2016 receba o quanto antes as atualizações de equipes que deveriam estar disponíveis desde o lançamento da última versão, o que aconteceu lá em setembro.
Fonte: MCV.