Meio Bit » Arquivo » Mobile » Demorou, mas a Khan Academy chegou ao iPhone e Android

Demorou, mas a Khan Academy chegou ao iPhone e Android

Agora sim! Lançado em 2012 para iPad, app da Khan Academy finalmente desembarca no Android; app do iOS é atualizado e agora roda também em iPhones

8 anos e meio atrás

khan

É provável que Salman Khan tenha feito muito mais pela educação do que muitos governos mundo afora, nossa “Pátria Educadora” inclusa.  Nascido de um programa de reforço criado originalmente para sua prima, a Khan Academy cresceu para um enorme repositório de aulas, mais de 5 mil no total e graças à sua excelente didática, que explica conceitos complexos numa linguagem simples o projeto se tornou um sucesso.

De um projeto paralelo para uma organização que hoje ocupa 100% do tempo de Khan, a iniciativa hoje é basicamente mantida por doações vindo da Bill & Melinda Gates Foundation e do Google e evoluiu de vídeo-aulas para programas com cursos completos, com material, testes e até mesmo programas de estudo para tirar certificações. Tudo de graça e 100% offline.

Em 2012 a Apple disponibilizou um app da Khan Academy para o iPad, que no início deste ano passou a contar com os mais de 150 mil exercícios de compreensão, até então disponíveis apenas no desktop. Muita gente reclamou que o Android estava sendo deixado de lado, pois ferramentas educacionais precisam chegar a todos. Outros diziam que os smartphones em geral não devem ser deixados de fora. Ambos têm razão.

khan-academy

Pois a espera terminou. Agora donos do robozinho podem ter acesso irrestrito ao enorme acervo de aulas e material da Khan Academy do mesmo jeito que no iPad, assim como o app do iOS passa a ser universal, rodando também em iPhones.

Claro que há um pequeno inconveniente: por causa das limitações de espaço em tela a equipe da Khan Academy decidiu que smartphones em geral não terão acesso aos exercícios, algo que se torna um tanto problemático no Android: mesmo rodando em tablets o usuário só terá acesso ao acervo de vídeos e o programa de aulas e cursos (como se isso fosse pouca coisa…). Resolver problemas? Só no desktop e iPad. De qualquer forma é algo a se comemorar, pois cada vez mais pessoas terão acesso ao excelente material compilado pela Khan Academy.

O app da Khan Academy está disponível aqui (iOS) e aqui (Android), pede iOS 7.0 ou Android 4.1 Jelly Bean ou versões superiores e sério, vale cada segundo investido.

relacionados


Comentários