Meio Bit » Arquivo » Mobile » Serviço Secreto dos EUA quer um detector de sarcasmo...

Serviço Secreto dos EUA quer um detector de sarcasmo...

Como o Serviço Secreto dos EUA sobreviveu até hoje sem um detector de sarcasmo? Ok, não muito bem, perderam 4 presidentes por lá, mas agora a nova arma contra o terrorismo é um software que identifica o tom das mensagens nas redes sociais. Não tem como dar errado…

9 anos atrás

dk51FoO

Uma das tristes realidades do futuro Big Brother em que vivemos é que espionar os outros é muito mais fácil do que obter informação real dessa massa de dados. Palavras-chave não bastam, isso já se sabia desde os anos 90 quando “cyberanarquistas” tentavam confundir o Echelon, o suposto sistema de vigilância dos EUA colocando taglines em todos os e-mails com termos como “bomb, washington, terror” e outros.

tumblr_lytrewNUjw1r4o2jko1_500

Hoje temos bilhões de mensagens enviadas diariamente em centenas de redes diferentes, quando a NSA diz que seu sistema de monitoramento é focado em metadados e não em conteúdo não é por respeito a alguma Lei sobre Privacidade, é apenas impraticável filtrar tanta informação.

Buscas por palavras-chave acabam em conferência manual, mais ou menos como aquele salão do filme dos Simpsons. Com o software que o Serviço Secreto quer adquirir será possível fazer uma filtragem intermediária, mais eficiente.

Identificando ironia e sarcasmo é possível descartar mensagens inócuas e se concentrar em ameaças reais, ou não-reais mas plausíveis, como este JÊNEO aqui.

Para a sorte do Serviço Secreto esse software parece que existe. Um estudante do Instituto de Tecnologia Technion, de Israel diz ter desenvolvido um algoritmo capaz de detectar ironia e sarcasmo em textos.

Identificar o tom de um texto é algo bem complexo para a maioria dos comentaristas de portal, aprendi que nem colocando tags <SARCASMO></SARCASMO> eles entendem. Se o software funcionar irá descartar piadas óbvias, referências e finalmente vão parar de querer prender o Cazuza para averiguar o quê ele quer fazer com uma bomba e que diabo de arma química é um flit paralisante.

Fonte: The Star.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários