Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Só um filho de chocadeira projetaria assentos de avião assim

Só um filho de chocadeira projetaria assentos de avião assim

Patente maluca da Zodiac Seats France mostra projeto de assentos de avião em hexágono que ignoram coisas simples como conforto e praticidade

9 anos atrás

patent-001

Existem dois tipos de produto-conceito: os de verdade, desenvolvidos por engenheiros e profissionais competentes, saídos de horas de trabalho, marteladas na cabeça e estudos para descobrir a viabilidade da peça e todo o resto, que é extrapolado por graduandos de design que nunca passaram mais de cinco minutos no mundo real. Isso ou não sairiam com maluquices como essa, essa ou essa aqui, que contrariam o bom-senso e diversas leis da Física.

De vez em quando damos de cara com brincadeiras feitas por crianças que surpreendentemente são mais viáveis que as maluquices desses pretensos dizáiners, que pensam que isso aqui vai salvar a natureza. Claro, desconhecem o conceito de plantas.

O grande problema é quando designers malucos encontram empresas dispostas a fazer de tudo para economizar uns trocados e o setor aéreo é um dos que mais se beneficia com cada centavo poupado. Para se ter uma ideia, a troca dos manuais de papel por tablets é benéfica não só aos pilotos e faz bem ao meio ambiente, mas poupa milhares de galões de combustível por ano devido ao corte de peso transportado. Por isso a patente da Zodiac Seats France, uma das principais fabricantes do setor causou certo burburinho. Em sua defesa não há planos de tornar o projeto uma realidade, mas é preocupante quando uma empresa passa a tratar passageiros da classe econômica como peças de Tetris.

A patente, chamada “Economy Class Cabin Hexagon” é uma ideia que só poderia ter saído da cabeça de um dizáiner que teve uma brilhante ideia para criar mais espaço nos voos. Como: simples, virando os bancos centrais de frente para os das ponta a fim de poder acondicionar mais passageiros por classe.

Claro, algumas coisas básicas como conforto dos usuários foram sumariamente ignoradas em prol do lucro, como podemos ver nas imagens. Como se não bastasse os passageiros terem que ficar olhando uns para os outros o tempo todo (imagine num voo de longa duração como daqui até a China), você consegue identificar onde estão os apoios para os braços? Não, porque não estão lá, a Zodiac transformou a classe econômica num ônibus. O pessoal do The Verge coloriu a patente para destacar essa particularidade:

patent-002

Imagine você sentado na janela e de repente sente o chamado da natureza. Imagine o caos ter que se locomover por cima dos outros passageiros para chegar ao corredor central. Mas claro, o importante é colocar mais passageiros a bordo e ganhar mais dinheiro sem inclusive considerar o quanto aumento de peso representaria em maior gasto com combustível.

Por sorte essa maluquice nunca seria aprovada pois numa situação de emergência, em que os passageiros teriam que sair do avião com rapidez tal design mal pensado se mostraria um terror. Ainda assim é preocupante pensar que uma empresa, que deveria pensar na segurança dos passageiros cogitou algo do tipo.

Fonte: Espacenet.

relacionados


Comentários