Meio Bit » Arquivo » Games » Revistas em quadrinho no PSP

Revistas em quadrinho no PSP

15 anos atrás

depois que a Sony lançou o PSP, alguém teve a brilhante idéia de que o portátil daria um bom leitor de histórias em quadrinho. Como a sua tela possui um bom tamanho e conta com boa resolução, seria possível contar histórias nele sem cansar o leitor.

Mas criar “revistas” com as mesmas dimensões das versões imprensas não seria o ideal e é aí que entra a parte interessante. Alguns autores começaram a contar suas aventuras em quadros com 480x272 px, ou seja, a mesma medida da tela do PSP. É bem verdade que muitas histórias acabam extrapolando esse limite vertical, mas não chega a ser algo que incomode muito.

A idéia dessas criações é a mais simples possível. Como o aparelho possui um bom visualizador de imagens, os autores criam uma arquivo, normalmente jpg, para cada página e usando apenas o direcional o leitor é capaz de ler os quadrinho facilmente.

Em se tratando de HQs feitas especificamente para o PSP, o grande destaque sem dúvida é a NYC2123. usando artes predominantemente preto e branca, o enredo fala sobre um terrível tsunami que devastou a ilha de Manhattan em um futuro não muito distante. Seguindo um clima cyber-punk, a história é bastante interessante e ainda possui uma versão que pode ser vista online.

dori_psp_01.09

Para aqueles que apreciam mangás, uma boa fonte para downloads é o site da Seven Seas. Lá é possível encontrar várias edições de nove revistas diferentes, todas de graça e que com certeza proporcionará várias horas de entretenimento a quem goste do estilo. Outro repositório com bastante conteúdo é do site Komiwaerks. Embora neles encontremos uma quantidade menor que no Gomanga, a qualidade não fica devendo em nada.

Tenho que mencionar também o ótimo trabalho realizado pela Konami ao criar duas revistas em quadrinho digitais para o portátil, uma dedicada á série Metal Gear Solid e outra contato um pouco mais da história de Silent Hill. Ambas contam com direções artísticas impecáveis e completam a experiência de ler boas histórias com efeitos e trilha sonora. É uma pena que a novidade não tenha sido seguida por outras empresas.

dori_psp_01.09_02 

Agora gostaria de saber a opinião de vocês. Ler quadrinhos no PSP lhe interessa? Você conhece mais alguma história criada especificamente para o portátil? Você não acham que para artistas que estão começando suas carreiras, essa é uma boa maneira de divulgar seus trabalhos?

relacionados


Comentários