Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Iɯdɹǝssoɹɐ Ɛp pɐ ∀nʇopǝsʞ ᴉɯdɹᴉɯǝ pǝ ɔɐqǝçɐ dɹɐ qɐᴉxo¡

Iɯdɹǝssoɹɐ Ɛp pɐ ∀nʇopǝsʞ ᴉɯdɹᴉɯǝ pǝ ɔɐqǝçɐ dɹɐ qɐᴉxo¡

Iɯdɹǝssoɹɐ Ɛp pɐ ∀nʇopǝsʞ ᴉɯdɹᴉɯǝ pǝ ɔɐqǝçɐ dɹɐ qɐᴉxo¡ Sério, é muito legal a solução da Autodesk para aumentar a vida útil do hardware da Ember, sua impressora 3D de “baixo” custo.

9 anos atrás

3D

Essa cafeteira aí se chama Ember, foi anunciada ano passado pela Autodesk, faz parte do projeto da empresa para fomentar a impressão 3D, com software e hardware Open-Source. Já está sendo vendida, a US$ 5.995,00, o que não é barato mas não é nenhuma fortuna. Vai ver quanto custa uma impressora/duplicadora digital para uso profissional, da Xerox.

Projetada para hobbistas e pequenos escritórios, tem resolução de 50 mícrons nos eixos XY e 25 mícrons no eixo Z. Não informam a resolução no eixo W, o que me leva a pensar que a Ember não é compatível com espaço quadridimensional então não dá pra imprimir tesseracts.

Ao contrário dos modelos mais baratinhos que usam aqueles horrorosos carretéis de prástico, a Ember usa tecnologia DLP — Digital Light Processing. Essas impressoras consistem em um tanque de resina fotossensível que é excitada (ui!) por um “laser”. O tanque abaixa uma fração de milímetro, outra camada é desenhada, e por aí vai, até o objeto estar completo, então a bandeja com o tanque sobe e taram! sua action figure está pronta.

A Ember é diferente. Os engenheiros da Autodesk entenderam que uma impressora 3D de pequeno porte tem que durar bastante, então pensaram: como diminuir o stress? O mais lógico é não criar um mecanismo que fique levantando e abaixando uma bandeja com litros e litros de gosma.

A solução? Imprimir de cabeça pra baixo.

O tanque é em forma de ‘C’ oco. A primeira camada gruda na base de metal de uma plataforma elevatória. O tanque gira, espalhando de forma uniforme uma camada muito fina da gosma. A plataforma sobe uma fração de milímetro, pew pew pew o laser cura a camada, o processo se repete. Ao final seu objeto está pronto. Veja:

http://www.youtube.com/watch?v=88ZJWbaumMg

Pete Walton — Statue of Liberty - AutoDesk Spark and MadeSolid MS Resin

Fonte: PM.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários