Meio Bit » Arquivo » Ciência » E o Bill Nye também tem um programa espacial melhor do que o nosso

E o Bill Nye também tem um programa espacial melhor do que o nosso

Sabe Bill Nye, The Science Guy? Ele é diretor da Planetary Society, nunca usou uma sandália de pneu na vida mas projetou equipamentos dos robôs em Marte. Agora a ONG está planejando uma vela solar, que será lançada em maio.

9 anos atrás

Brainstorm11

Se o Neil DeGrasse Tyson é o divulgador de ciência mais famoso da atualidade, Bill Nye é o mais querido, seu programa Bill Nye The Science Guy teve 100 episódios em 5 temporadas. Entre aparições em programas e debates onde esmigalha criacionistas, ele acumula currículo como projetar o relógio solar dos robôs da NASA em Marte, várias patentes e é Diretor da Planetary Society, uma organização fundada por Carl Sagan (que foi professor de Nye) para promover e divulgar Ciência.

Qualquer um pode ser membro, estudantes, donas de casa, até blogueiros. Só que a Planetary Society não se resume a divulgar ciência, eles fazem lobby junto a políticos por mais verbas, e promovem pesquisas como:

·
Agora a nova brincadeira da Planetary Society é isto:

lightsail2

É a LightSail, uma mini-sonda criada pela Planetary Society para estudar a viabilidade de velas solares, aprender e desenvolver a tecnologia envolvida. Estão previstos dois lançamentos: em maio agora a LighSail-1 decolará pegando carona em um Atlas V e será solta em órbita baixa.

O objetivo é testar o equipamento de abertura da vela, com 32 metros quadrados de Mylar, que sofrendo pressão da luz solar, gera propulsão. Depois de alguns dias, assim como o deabo nos vídeos de igreja no YouTube, a LightSail vai queimar.

The Planetary Society — LightSail – Flight by Light (full version)

Em 2016 a brincadeira será mais séria. A LightSail vai pegar carona em um Falcon Heavy, que estará levando o Prox-1, satélite desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia. O objetivo do Prox-1 é encontrar e inspecionar satélites e espaçonaves, então o pessoal da Planetary Society deu a idéia, e dentro do Prox-1 irá… a LightSail.

Quanto estiverem a uns 720 km de altitude o Prox-1 dirá: LightSail, se arrume pois hoje eu vou lhe usar. Em seguida a sonda será ejetada. O Prox-1 executará suas manobras de encontro e acompanhamento, enquanto a LightSail abrirá a vela e testará sua capacidade de navegação.

O Prox-1 assistirá (e datilografará transmitirá) de camarote a manobra.

Nada mau para uma ONG.

Fonte: PM.

relacionados


Comentários