Emanuel Laguna 8 anos atrás
O tio Laguna já foi muito fã da Nokia, uma pena que ela foi deixando a oportunidade passar e acabou sendo atropelada pela ascensão dos smartphones Apple e wannabe Android. O resultado? A finlandesa acabou sendo abocanhada pela Microsoft, tornando-se em teoria fabricante exclusiva de Windows Phones.
Antes de ser digerida, a Nokia chegou a lançar uma linha de smartphones Android, Nokia X, mas a contenção de custos promovida pelo novo CEO Satya Nadella aparentemente havia dado fim em tal iniciativa. O recente anúncio do Lumia 535, primeiro Lumia sem Nokia, parecia ser o prego no caixão da fabricante finlandesa.
Ledo engano.
Aparentemente a outra Nokia que nada tem a ver com a Microsoft pode sim lançar um produto sem Windows. Um tablet x86, Android. Fabricado pela Foxconn, é um hardware licenciado que apenas usaria a marca Nokia e o software dela. John Kneeland, representante da finlandesa na Slush 2014, diz que o hardware é um Nokia legítimo.
http://www.youtube.com/watch?v=0bXq3V0wEgINokia N1 revealed
Paternidade da criança à parte, ao assistirmos o curto vídeo acima, podemos perceber que os finlandeses rebeldes não estão para brincadeira nessa guerra: o Nokia N1 é o que o iPad mini 2 poderia ter sido, se fosse feito pela Foxconn para concorrer contra a cliente Apple.
Vamos à listinha de especificações:
·
Tudo isso aí para rodar logo de cara o Android 5.0 Lollipop, com o Nokia Z Launcher UI. E pelo precinho camarada de US$ 249, basicamente o que a Apple cobra hoje pelo iPad mini 1. Detalhe que o conector não é um micro-USB comum.
O Nokia N1 será um dos primeiros dispositivos a serem lançados com o conector USB tipo C reversível, ou seja, você encaixa ele em qualquer posição (ui). Embora o conector fisicamente permita uma conexão USB 3.1, o chipset Intel utilizado no Nokia N1 possui suporte apenas ao USB 2.0, então se você quiser transferir vídeos educativos em alta definição tenha paciência.
O lançamento do Nokia N1 está previsto para o ano novo chinês, 19 de fevereiro de 2015, e somente aquele mercado emergente está confirmado para receber o tablet logo de cara. Depois o N1 será lançado na Rússia e em outros mercados próximos. Assim como o Nokia X, não há previsão de lançamento oficial no Brasil.