Meio Bit » Arquivo » Hardware » Especificações do conector USB 3.1 reversível são concluídas

Especificações do conector USB 3.1 reversível são concluídas

Consórcio USB publica especificações finais do conector reversível para o padrão USB 3.1; primeiros gadgets com o padrão são esperados para o início de 2015

9 anos e meio atrás

usb-3-1-005

Até hoje, o nome Universal Serial Bus desperta incômodo nos usuários, pelo fato de termos diversos formatos de conectores USB. Entretanto verdade seja dita: quem viveu a época do computador movido a lenha em mil, novecentos e guaraná de rolha sabe o inferno que era lidar com conflitos de IRQ o tempo todo. O padrão representou uma liberdade extrema, finalmente tínhamos um barramento realmente universal que funcionava com todo e qualquer periférico sem termos que suar a camisa para fazê-lo.

Só que o mundo evoluiu e o conector USB comeu poeira na corrida de velocidade de transferência do Thunderbolt, que atinge velocidades de 10 Gb/s contra 4,8 Gb/s do USB 3.0. A documentação do padrão USB 3.1, que promete velocidades de até 10 Gb/s foi concluída em 2013, e agora  as especificações do conector reversível chamado Type-C foram finalmente concluídas (PDF), o que significa que os fabricantes já podem botar a mão na massa.

usb-3-1-001a

A proposta aqui é ir no mesmo caminho da Apple e seu conector Lightning, que aboliu a chamada mandinga das duas voltinhas ao introduzir um padrão que se encaixa em qualquer posição (ui!). Assim como Cupertino, o conector Tipo C possui dimensões bem reduzidas se comparado com o Tipo A (o tradicional), o que o torna ideal para ser introduzido em dispositivos mobile e também em desktops. Como as especificações de construção do conector são simples, espera-se que seu preço não seja tão exorbitante num primeiro momento. Porém simplicidade não é sinônimo de performance comedida aqui: além de entregar uma taxa de transferência de dados de 10 Gb/s (a mesma da primeira geração do Thunderbolt), ele fornece 100 watts de alimentação, o que o torna ideal para carregar dispositivos comilões.

usb-3-1-002

usb-3-1-003

Entretanto as principais novidades são duas: primeiro, assim como os cabos Lightning suas pontas são idênticas, exatamente para evitar a introdução de n formatos de portas (o conector já foi projetado com dimensões diminutas considerando esse ponto). E o principal: o conector é preparado de forma a receber atualizações de tecnologia, portanto em caso de evolução sua velocidade máxima de transferência será atualizada. Isso é algo que a IBM conseguiu fazer com o Thunderbolt 2, que graças aos canais bi-direcionais as portas da primeira geração atingem a velocidade de 20 Gb/s tranquilamente.

Embora as portas USB 2.0 e 3.0 não possam desfrutar da velocidade do 3.1, o consórcio anunciou também as especificações de adaptadores para conectores Tipo A e Micro-B, este último presente na maioria dos smartphones e tablets.

usb-3-1-004

Espera-se que os primeiros dispositivos com o conector USB 3.1 sejam lançados no início de 2015, mas é evidente que a adoção em massa ainda vai demorar, visto que ainda continuamos fabricamos dispositivos com o padrão 2.0.

Fonte: ET.

relacionados


Comentários