Meio Bit » Arquivo » Ciência » Concurso do SETI criará games para incentivar busca por vida inteligente

Concurso do SETI criará games para incentivar busca por vida inteligente

Game Jam do SETI visa encorajar desenvolvedores a criar jogos que promovam a busca por vida inteligente fora da Terra

9 anos e meio atrás

seti-antennas

O SETI é uma grande comunidade de entusiastas de todo o planeta que vem há anos vasculhando os céus em busca de sinais de vida inteligente pelo Cosmos. Esforço conjunto nascido em 1961 de um grupo de dez cientistas, entre eles o físico John C. Lilly, o astrofísico Su-Shu Huang, o químico Melvin Ellis Calvin, o inventor Barney Oliver, o rádio astrônomo Otto Struve e sem muita surpresa Carl Sagan, que foi seu maior divulgador; desde então ele tem empregado o esforço científico para buscar sinais de que não estamos sozinho no universo, o que já rendeu casos pra lá de interessantes.

Só que o SETI não é mais financiado pelo governo dos Estados Unidos desde 1995, e precisa da colaboração de empresas e indivíduos não só visando investimentos, mas também para analisar a quantidade cavalar de dados que coleta. Nisso entra a possibilidade de fornecer esses dados para desenvolvedores de games, a fim que eles criem títulos focados na busca por sinais de vida inteligente. A "Game Jam" anunciada pelo SETI se focará em títulos que façam uso da Equação de Drake, que estima qual a quantidade de civilizações inteligentes e com capacidades de comunicação avançadas o suficiente para que nós possamos detectar sua presença.

Só que a jam não se limitará a isso. Os desenvolvedores terão acesso a dados de mais de 70 projetos do SETI, como pesquisa de asteroides, detecção de exoplanetas, previsão de terremotos, mudanças climáticas, nascimento de estrelas, etc. Tudo em prol de criar games próximos ao que o projeto vem realizando e para incentivar e cativar futuros novos cientistas.

A SETI Jam será realizada entre os dias 17 e 19 de outubro na sede do instituto em Mountain View. Aos desenvolvedores interessados será possível realizar sua inscrição aqui a partir do dia 29 de setembro.

Fonte: SETI.

relacionados


Comentários