Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » ET Tweet Home…

ET Tweet Home…

12 anos atrás

No dia 15 de Agosto de 1977 um radioastrônomo chamado Jerry Ehman tomou o susto de sua vida. Durante observações rotineiras em um projeto SETI ele detectou um sinal trinta vezes mais forte que a estática de fundo do espaço, bem dentro da faixa de frequência do Hidrogênio (considerada a ideal para transmissões de longa distância) e que durou pelo menos 72 segundos. Jerry marcou o sinal na impressão circulando a anomalia e escrevendo “Wow!”. Até hoje o sinal é conhecido assim.

wow

De todos os sinais captados pelos projetos SETI desde seu início, o sinal WOW é o único que não foi descartado com explicações simples, seja fenômenos terrestres, seja fenômenos astronômicos, como pulsares, que foram identificados pela primeira vez assim.

O sinal não se repetiu, e não se tem certeza nem da duração, pois 72 segundos era o tempo máximo que o telescópio fixo que o detectou inicialmente conseguia ficar apontado para o mesmo ponto no céu. Tentativas de identificar novas ocorrências foram infrutíferas, e como não havia equipamento para gravar o sinal, nunca saberemos se era uma imagem de Hitler.

Agora, 35 anos depois iremos pela primeira vez responder ao sinal WOW. No dia 15 de Agosto será enviada uma mensagem codificada para a região do espaço de onde o pulso se originou, e VOCÊ, patrulheiro mirim, pode fazer parte dessa mensagem.

Entre as 8PM do dia 29/6 e 3AM do dia 30/6 (horário de NY) todos os tweets com a tag #ChasingUFOs serão gravados, compactados e enviados para os aliens, através do radiotelescópio de Arecibo.

Por um lado é bem legal, é um pequeno salto de imortalidade, a idéia de poder compartilhar seus pensamentos para outros seres vivos, na vastidão do Universo é excitante, mas sendo bem realista, dada a fossa sanitária que é a maior parte do Twitter, talvez não seja uma idéia tão boa assim.

Entre trolls, xingamentos, LekPiranhas e similares, a reação mais lógica de qualquer alienígena será colocar a Terra em quarentena, alterar a entrada no Guia de “Praticamente Inofensiva” para “nem pense nisso” e, talvez, mandar uma frota de naves Vogon rebocando algo equivalente à Estrela da Morte, para acabar logo com tudo.

firstcontact

“Agora repete, fala na cara que uso script e BigFollow se tu é homem”

No (lindo) Fontes do Paraíso, de Arthur Clarke, a humanidade como um todo restringe suas transmissões, quando percebe que está sendo monitorada por uma sonda alienígena, em uma forma de tentar passar uma imagem mais positiva, dado o normal de nossa programação televisiva.

Mesmo quando transmitiram um dos marcos da criação intelectual humana, a Summa Theologica, a sonda levou menos de uma hora para encontrar 192 falácias lógicas e demolir São Tomás de Aquino.

Imagino que seja mais simples responder a um Twit, mas eu REALMENTE não gostaria que a primeira mensagem que um cientista alienígena recebesse fosse “segue que sigo de volta”, “Descubra como consegui 342 novos seguidores #ChasingUFOs “  ou “Conheça a nova banda Suricatos do Forró”.

Felizmente para o bem ou para o mal, a estrela mais próxima na região de onde veio o sinal é Tau Sagitarii, a 122 anos-luz da Terra, então na melhor das hipóteses, se Einstein estiver correto, só saberemos se levamos o primeiro Block interestelar no ano 2256. Na pior, se irritarmos os caras o bastante para provocar reação imediata, só precisamos nos preocupar a partir de 2134, quando o sinal chegar lá.

Claro, também há a possibilidade de não haver ninguém eo Tau Sagitarii, e o sinal ter alguma explicação mais simples ainda não descoberta, mas assim não tem tanta graça.

Fonte: MSNBC

relacionados


Comentários