Meio Bit » Arquivo » Hardware » Da série: excelente idéia que nunca funcionaria aqui

Da série: excelente idéia que nunca funcionaria aqui

Só podia ser na Europa, e na Europa boa. Copenhague está com um projeto-piloto de aluguel de bicicletas elétricas, com direito a tablet. Seria interessante um bolão para apostar quantos minutos essas bicicletas durariam aqui no Brasil…

10 anos atrás

10eizw3

Na maioria do mundo civilizado as pessoas andam de carro, mas em algumas cidades europeias avessas à tecnologia a bicicleta acaba sendo uma das únicas opções. Aí entram os programas de aluguel subsidiado, uma idéia que pegou no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Agora a cidade a experimentar o projeto é Copenhague, com o adicional de colocarem até tablets nas bicicletas, disponíveis pelo equivalente a US$ 4,50 a hora.

Mais ainda, são bicicletas elétricas, eliminando o incômodo de ter que pedalar e se exercitar.

w575

O projeto-piloto conta com 250 bicicletas com tablets, espalhadas em 20 postos. O tablet tem GPS, permite que você planeje passeios, descubra informações sobre pontos turísticos e até incentiva com recompensas financeiras se o ciclista retornar a bicicleta em um posto específico, diminuindo assim o custo de transportá-la para um posto com estoque baixo.

A parte interessante é que esse projeto, que se der certo será ampliado para 1.860 unidades, não é voltado para a população. Não precisa. Todo mundo na cidade tem bicicleta e usa, o alvo são turistas e visitantes de cidades próximas.

A preocupação que todo mundo está tendo agora? Não existe. Desde 31 de março, quando o projeto começou até hoje não há caso registrado de roubo dos tablets. Mesmo em cidades cosmopolitas no mau sentido como Londres, a média de sumiço é uma bicicleta a cada 800 mil viagens, então se o lugar é minimamente civilizado, dá pra manter um projeto desses rodando.

Aqui, claro, nem pensar. O tal tablet iria rodar mais rápido que os pneus.

Outras cidades, na Noruega e na Holanda já encomendaram suas bicicletas elétricas. Uma iniciativa excelente, infelizmente só funciona em país onde não há animais desta estirpe:

animais

Fonte: QZ.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários