Meio Bit » Arquivo » Internet » Microsoft vai lançar tradutor universal para Skype no fim do ano

Microsoft vai lançar tradutor universal para Skype no fim do ano

Mais uma tecnologia de Star Trek hoje: Microsoft demonstra tradutor universal para Skype em tempo real; beta para Windows 8 será lançado até o fim do ano

10 anos atrás

star-trek-universal-translator

Nós sabemos, a Microsoft tem um longo histórico de pesquisa e investimento na área de comunicação. A aquisição e posterior aprimoramento e expansão do Skype prova isso - hoje mais de 300 milhões de usuários se conectam através dele todos os meses, realizando mais de dois bilhões de minutos de ligações por dia, sejam em smartphones, tablets, computadores, consoles de videogames e TVs.

Se a disponibilidade já foi uma barreira vencida para encurtar as distâncias entre as pessoas, a próxima que a Microsoft está se esforçando para derrubar é a mais significativa e complexa: a da linguagem.

Traduzir uma conversa em tempo real e utilizando uma linguagem fluída é uma das coisas mais difíceis de se realizar. O Google tenta desde sempre, o Translate é uma ferramenta útil pra burro em situações de emergência e vai no bolso, mas e quando realizamos uma videoconferência com alguém do outro lado do planeta, sem a possibilidade de apontar um smartphone para ela?

nadella-mossberg-swisher-pall-code-conference

É aí que o Skype entra. O CEO da Microsoft Satya Nadella demonstrou ontem, durante a Code Conference como o tradutor universal simultâneo funcionará. O VP do Skype Gurdeep Singh Pall demonstrou a tecnologia realizando uma conversa em tempo real com Diana Heinricks, gerente de comunicações e marketing da divisão alemã da Microsoft. A conversa foi traduzida fluentemente de inglês para alemão e vice-versa, e por mais que houvesse um script (dá para vê-lo na mão de Pall na foto acima) a premissa foi o suficiente para impressionar os presentes e Pall disse inclusive que "a tecnologia não está a uma galáxia de distância". Você pode conferir a demonstração aqui.

diana-heinrichs-skype

A Microsoft pretende lançar um app beta do tradutor para o Windows 8 até o fim do ano; é possível que a integração nativa com o Skype, permitindo seu uso com dispositivos móveis ainda demore um pouco, mas ela fatalmente ocorrerá. O programa ainda conversa em poucas linguagens mas com o tempo mais e mais serão adicionadas. E como os nerds da Microsoft são muito melhores do que os de Mountain View, o tradutor do Bing já reconhece Klingon. Portanto vem coisa boa por aí.

Fonte: MS.

relacionados


Comentários