Matheus Gonçalves 9 anos atrás
A Quest Visual, empresa responsável pela criação do aplicativo Word Lens, anunciou que o Google adquiriu a companhia.
Se você não sabe do que se trata, é um aplicativo impressionante, disponível para o Android, iOS e Google Glass, que usa a câmera do aparelho para ler, interpretar e traduzir placas, sinais de trânsito e mensagens de texto, em tempo real.
Se ainda assim você não se lembrar, abaixo você confere o vídeo de introdução à ferramenta:
É bom lembrar que as empresas já trabalham juntas há um certo tempo. Lembro quando o Google lançou um recurso do Goggles que traduzia textos com a câmera, mas os resultados não eram muito bons. A Quest Visual então uniu forças com a gigante de Mountain View para desenvolver uma maneira de levar essa tradução à outros dispositivos que não só os smartphones. E deu certo.
Mas a parceria não terminou por aí: no ano passado a empresa (estamos falando aqui de um time de apenas 4 pessoas) chegou em uma versão do Word Lens feita especificamente para o Glass (com a bênção da mamãe Google, claro), de forma que você poderia ver a tradução de uma determinada placa diante dos seus olhos, literalmente. Confira abaixo o funcionamento, de português para inglês, com direito a um sambinha do bom:
Detalhe: esse processo acontece offline, sem a necessidade de se conectar ao Google Tradutor, o que torna o software ainda mais interessante. E os pacotes de idiomas disponíveis são gratuitos.
Segundo o blog oficial da empresa, hoje eles contam com os seguintes idiomas:
Como todo tradutor de hoje em dia, o resultado do processamento não é 100% preciso, principalmente em casos nos quais a fonte do texto é estilizada, mas com certeza ajuda bastante.
Um porta-voz do Google confirmou o negócio e expressou admiração pela equipe da startup, mas não deu outros detalhes sobre o futuro da ferramenta. Vamos aguardar.
Fonte: Quest Visual.