Dori Prata 9 anos e meio atrás
Os MMOs podem ser muito divertidos e arrastar consigo milhões de jogadores, mas se tem uma coisa da qual a maioria deles não podem se orgulhar, é da inovação. Na maioria dos casos as desenvolvedoras preferem se manter numa zona de conforto, apenas aproveitando ideias de outros jogos, mas uma que pretende fugir um pouco disso é a Citadel Studios.
Formada por ex-integrantes da equipe que deu vida ao Ultima Online, o estúdio está trabalhando no Shards Online, um jogo que terá visão isométrica e cujo principal diferencial será o fato de contar com múltiplos universos, cada um deles com suas próprias histórias, mas com um mesmo conjunto de regras.
“O Shards Online é o primeiro MMO comandado pelos jogadores, no sentido de que daremos a eles a habilidade de rodarem seus próprios servidores,” explicou Derek Brinkmann, um dos fundadores da Citadel. “Eles não estarão presos às ideias que os desenvolvedores possuem sobre o jogo. Quando o jogo for lançado, você terá acesso a rodar seu próprio servidor e poderá customizar esse servidor nos mais variados níveis. Isso permitirá à comunidade personalizar sua experiência da maneira que quiser jogar o game.”
Entre os exemplos daquilo que poderemos alterar, Brinkmann citou o tempo de duração das noites ou a velocidade com que os personagens subirão de nível, mas o que realmente considero interessante é a maneira como os administradores dos servidores poderão atuar como mestres de jogo, tendo o poder de iniciar eventos dinâmicos, invocar monstros ou criar itens.
Outro detalhe legal é que os jogadores poderão pular de um mundo para outro, podendo assim conhecer lugares com temas bastante variados, indo desde a fantasia típica dos MMOs, até mundos steampunks.
Se tudo correr bem, o período de testes do Shards Online deverá acontecer até o final deste ano e espero não me decepcionar, pois já considero este um dos jogos massivos online mais promissores dos últimos tempos.
Fonte: Polygon.