Dori Prata 9 anos atrás
Depois do rumor correr pela indústria durante alguns meses, a Sony aproveitou a Game Developers Conference para confirmar que está mesmo desenvolvendo um dispositivo de realidade virtual para o PlayStation 4.
Apresentado por Shuhei Yoshida, presidente do Worldwide Studios, as especificações técnicas do Project Morpheus ainda não são as finais, mas por enquanto ele possui uma tela de 5 polegadas capaz de exibir imagens em 1920×RGB×1080, sendo 960×RGB×1080 para cada olho e além de seu sistema de áudio 3D, ele contará com acelerômetros e giroscópios para rastrear os movimentos da cabeça do usuários, oferecendo um campo de visão de 90 graus.
“A indústria cresceu criando avanços tecnológicos para os jogadores de videogames,” afirmou o executivo. “Avanços que as pessoas talvez não esperem ou pensem que sejam possíveis e a realidade virtual será a próxima inovação do PlayStation que moldará o futuro dos games.
Com uma integração sem igual com a PlayStation Camera e o PlayStation Move, acreditamos que o Morpheus elevará ainda mais o mundo do PlayStation 4. Nós continuaremos aperfeiçoando este protótipo ao obter o suporte das desenvolvedoras e é por isso que o revelamos aqui na GDC.”
Para mostrar o estágio em que o aparelho se encontra, Yoshida exibiu uma versão modificada do God of War, onde o jogo era visto em primeira pessoa e a Sony disponibilizou aos participantes do evento várias demos técnicas para serem testadas com o seu HMD.
Para que o dispositivo obtenha sucesso, a fabricante estaria focando seu desenvolvimento em seis áreas: facilidade de uso, conteúdo, visão, audição, controle e sua capacidade de rastrear movimentos, e um detalhe interessante é que de acordo com Richard Marks, diretor de pesquisa e desenvolvimento na Computer Entertainment America, o Morpheus não se limitará apenas a jogos, podendo ser aproveitado em outras áreas e até a NASA já estaria o utilizando para projetos de exploração.
Contudo, mesmo com a promessa de que o aparelho contará com um realista sistema de áudio que recriará a posição dos efeitos sonoros ou do quão promissora é a possibilidade de nos sentirmos incrivelmente imersos nos mundos virtuais criados para o console, a própria Sony admite que ainda há muitos problemas de controles que precisam ser resolvidos, mas a empresa afirma que o fato do DualShock 4 poder ser rastreado pela câmera do videogame é uma vantagem para a empresa.
Por fim, nada foi dito sobre a data de lançamento ou o preço que será cobrado pelo Project Morpheus e todos sabemos que este último poderá ser o grande responsável pela tão desejada popularização (ou não) da tecnologia, algo que há tanto tempo vem sendo especulado pela indústria e que cada vez mais parece próxima de se tornar realidade.
Fonte: Digital Drops.