Dori Prata 9 anos e meio atrás
Nós definitivamente vivemos uma época estranha no mundo dos games. Ao mesmo tempo em que tentamos lutar - mesmo que individualmente - para manter viva a história da indústria, com jogadores montando pequenas coleções com títulos lançados a mais de 20 anos, vários jogos tem visto seu fim ser prematuramente decretado e o último deles foi o BattleForge, da EA.
Desenvolvido pela Phenomic, o game é uma mistura de estratégia em tempo real com jogo de carta e tornou-se gratuito apenas dois meses após o seu lançamento, em 2009. De acordo com a editora ele deixará de existir a partir do dia 31 de outubro. Como sempre acontece nesses casos, as pessoas envolvidas em sua criação lamentaram o desligamento dos servidores e recomendaram que os poucos que ainda se arriscam por lá devem aproveitar essas últimas semanas para gastarem o dinheiro que tiverem disponível em suas contas.
Como o estúdio responsável por ele fechou as portas em julho, no fundo o anúncio nem chega a ser uma grande surpresa e como eles também eram os responsáveis pelo Command & Conquer: Tiberium Alliances, não estranhe se em breve ficarmos sabendo que este também será descontinuado.
Mesmo que você nunca tenha jogado o Battleforge, acho que esta é mais uma notícia preocupante, pois quanto mais a indústria de games avança em direção a jogos que dependem de servidores para funcionarem ou serem ativados, maior é o risco de em breve estarmos rodeados por títulos com prazo de validade.
Quer um exemplo? Você já parou para pensar o que acontecerá com os jogos que rodam através do programa Games for Windows Live, que está em iminência de ser encerrado? Será que teremos a opção de jogá-los mesmo assim? E os títulos adquiridos através da Live ou PSN, o que acontecerá quando essas redes forem desligadas? Longe de mim querer ser o profeta do apocalipse, mas será que daqui a 20 anos ainda conseguiremos continuar jogando em nossos Xbox 360 ou PlayStation 3, assim como fazemos com o Mega Drive ou Super Nintendo? Difícil acreditar.
Fonte: GamePolitics.