Meio Bit » Arquivo » Games » DualShock faz aniversário

DualShock faz aniversário

16 anos atrás

A comunidade gamer está em festa. Esta semana um dos maiores símbolos da indústria completa dez, estamos falando do DualShock, o controle lançado originalmente para o Playstation 1.

Em resposta ao controle do Nintendo 64 e que graças a sua alavanca analógica proporcionava uma experiência mais agradável nos jogos em três dimensões, a Sony desenvolveu um controle chamado Dual Analog e tratou de adicionar mais uma alavanca analógica. Posteriormente, a empresa implementou dois sistemas de vibração, um de cada lado do controle, nascia então este que é considerado por muitos um dos melhores controles da história. Vale notar que o DualShock foi lançado no Japão ainda em 1997 e só chegou em terras americanas em maio de 98.

O controle fez tanto sucesso que foi adotado para o lançamento do Playstation 2 com algumas pequenas modificações, como a implementação da funcionalidade analógica em todos os botões. Ao anunciar o PS3, a Sony chegou a anunciar que o controle seria aposentado e que o novo console usaria um joypad que mais parecia um bumerangue. Após duras críticas a empresa voltou para o design antigo, mas retirou a função Rumble e batizou a "criação" de SixAxis.

Um pouco mais de criticas e a Sony adicionou o rumble novamente ao seu controle. Nasce então a terceira geração do DualShock, agora com sensores de movimentos e os jogadores estão novamente felizes com este controle que se tornou quase um padrão para a indústria.

[via IGN]

relacionados


Comentários