Meio Bit » Arquivo » Internet » Privacidade: Mais uma guerra a vista

Privacidade: Mais uma guerra a vista

16 anos atrás

Após uma ação movida pelo grupo Viacom (MTV, Dreamworks, Nickelodeon, entre outros), a justiça norte americana decidiu que o Youtube deverá fornecer os dados dos usuários, assim como a lista dos vídeos que eles tem assistido e o endereço de seus computadores. A decisão foi tomada como parte da indenização de 1 bilhão de dólares pedida pela Viacom a Google por quebra de direitos autorais.

Mesmo sendo uma briga de cachorro grande, a decisão do juiz vai totalmente contra a uma lei federal que protege a privacidade dos cidadãos americanos e várias entidades já estão se manifestando contra o veredicto.

Por enquanto, ambas as companhias afirmaram estar trabalhando para obter os dados dos usuários sem que sua privacidade sejam expostas e a Viacom já disse que não pretende apontar o dedo para usuários individualmente e sim usará as informações coletadas para serem usadas no tribunal contra o Youtube e o Google.

Embora o pedido da Viacom me pareça legítimo, não tenho a menor dúvida de que essa história irá dar o que falar. O usuário comum que entra no Youtube para ver um vídeo clipe não pode ser culpado pela produção estar ali e penso eu que ele não ficará nem um pouco satisfeito em saber que seus dados estão sendo rastreados, quando a quem envia os vídeos, aí jã são outros quinhentos.

[via Reuters]

relacionados


Comentários