Dori Prata 9 anos e meio atrás
Se você fosse um diretor de cinema prestes a começar sua carreira internacional e recebesse o convite para dirigir uma adaptação da série Halo, para logo depois saber que o projeto foi cancelado, isso provavelmente seria motivo para desespero, certo? Pois esta é a história de Neill Blomkamp, mas sua reação foi bem diferente.
Tendo sido escolhido em 2006 por ninguém menos do que Peter Jackson para ser o diretor do filme baseado na popular franquia dos games, alguns meses depois Blomkamp ficou sabendo que o altíssimo custa da produção inviabilizaria o projeto, mas enxergando o potencial do jovem cineasta, Jackson e seu parceiro Fran Walsh decidiram produzir uma de suas ideias, o filme Distrito 9.
“A sorte foi o fato de Peter e Frank terem me deixado fazer o Distrito 9 das ruínas onde antes existia o Halo,” declarou Blomkamp. “O que aconteceu ali foi que aprendi a confiar em minhas ideias. Se o Halo tivesse sido lançado e fosse bem sucedido ou fracassasse, eu não teria aprendido isso.”
Blomkamp parece realmente ter aprendido a lição, afinal o longa metragem recebeu quatro indicações ao Oscar de 2010, incluindo Melhores Efeitos Especiais e Melhor Filme, ganhando rapidamente o status de cult e segundo ele, embora existam diversas franquias com as quais ele adoraria trabalhar, ao aceitar fazer um filme assim é tirado do profissional o controle e a criatividade de fazer o que bem entender.
Hoje os fãs do Halo provavelmente lamentam o fato daquele projeto não ter seguido em frente, mas se isso foi necessário para ganharmos o ótimo filme que é o Distrito 9, então só posso comemorar.
[via Gameranx]