Meio Bit » Games » A busca pelo conteúdo perdido do Halo: Combat Evolved

A busca pelo conteúdo perdido do Halo: Combat Evolved

Contando com a ajuda de modders, a 343 Industries está trabalhando para recuperar muito conteúdo não utilizado no Halo: Combat Evolved e Halo 2

37 semanas atrás

De uns anos para cá tem crescido a quantidade de jogos antigos cujos conteúdos não aproveitados durante o desenvolvimento são resgatados pelos fãs. O Halo: Combat Evolved é um que está passando por este processo, mas o interessante neste projeto é que ele está contando com o apoio do estúdio responsável pela série, a 343 Industries.

Halo: Combat Evolved

Nascido como uma continuação para a série Marathon, assim como muitos jogos aquela criação da Bungie também passou por diversas mudanças enquanto estava em produção. Entre elas estava a intenção de fazer dele um jogo de estratégia em tempo real (RTS) ou mesmo um título de ação em terceira pessoa.

Mas como bem sabemos, o Halo: Combat Evolved acabou se mostrando um jogo de tiro em primeira pessoa, sem que o público nunca tivesse acesso ao material que foi deixado de lado para que isso acontecesse. Em 2022 a 343 Industries chegou a anunciar que estava realizando um trabalho de “escavação” nos arquivos daquele projeto e naquela ocasião, eles dividiram a iniciativa da seguinte forma:

  • Halo pré-lançamento (Digsite Alpha): conteúdo relacionado ao Halo, desde suas origens como um RTS, até o material cortado no lançamento. Isso significa revisitarmos algumas coisas que foram restauradas para a conversão para PC, usando mais arquivos fonte originais (estamos olhando para você, animações do lança-chamas).
  • Desenvolvimento do Halo 2 (Digsite Delta): o lançamento do segundo Halo da trilogia original teve um desenvolvimento complicado e embora não tenhamos todas a iterações das compilações em andamento, ainda temos uma grande quantidade de material que foi cortado.

Contando com a ajuda de um grupo de modders batizado como Digsite, eles passaram a estudar todo o conteúdo disponível, assim como pensar em maneiras de integrar tudo aos jogos que chegaram ao mercado. Um exemplo disso são os veículos que estavam sendo criados para aquele “Halo 1999”, já que sem documentos que descrevessem seus funcionamentos, será preciso muito improviso por parte dos envolvidos.

Além disso, as pessoas que ficaram encarregadas de resgatar esse material ainda terão que lidar com a falta de animações ou física, texturas com resoluções muito baixas ou até mesmo ausentes e recriar mapas que não foram aproveitados.

Arte conceitual do Spectre, veículo que depois recebeu o nome de Seraph (Crédito: Divulgação/343 Industries)

“Após ficarmos incomunicáveis por um ano, com as cabeças abaixadas entramos nas profundezas mais escuras dos antigos arquivos e iluminamos os cantos mais profundos da história do Halo, mergulhando naquele secreto décimo círculo do inferno (o piso da sala de desenvolvimento do jogo),” diz o novo comunicado publicado pela 343 Industries.

Uma das vantagens desta parceria está no acesso às notas, manuais e documentos criados pela Bungie, assim como a vários mapas multiplayer criados na época. Entre eles está um chamado Indoor, que foi desenvolvido pela Gearbox Sofware quando esta estava trabalhando na adaptação do Halo: Combat Evolved para PC.

De acordo com Ludus, um dos membros do Digsite, esse é um dos trabalhos mais completos que ficaram fora do jogo, com muitas texturas utilizadas nele não tendo sido aproveitadas em outros lugares. Voltado para as partidas multiplayer, o lugar seria ideal para combates a curta distância, o que inspirou o modder a aproveitar seu conceito para criar um mapa chamado Underground.

“Tentei manter minhas mudanças no Underground como um bom equilíbrio entre o layout original do Indoor, as mudanças baseadas no feedback que a Bungie deu à Gearbox na época do desenvolvimento e, por último, as mudanças que senti que ajudariam o mapa a funcionar de maneira que os veteranos do Halo: Combat Evolved poderiam gostar,” disse Ludus. Para ele, esse é  um exemplo do que a comunidade pode fazer apenas por ter acesso a algumas texturas.

Outro interessante conteúdo que será disponibilizado aos interessados é uma demo que foi publicada pela revista Macworld em 1999. Na época o jogo estava sendo desenvolvido para os computadores da Apple e aquele conteúdo havia sido criado para que a equipe da Bungie pudesse testar veículos e as mecânicas em que estavam trabalhando.

Por se tratar de um lugar bem amplo, a ideia é fazer com que a nova versão funcione como um sandbox, permitindo que as pessoas o explore e aproveitem o material para dar vida aos seus próprios mods.

Quando estiver pronto, o conteúdo será disponibilizado gratuitamente a quem possui o Halo: The Master Chief Collection. A única coisa que lamento é o material não ser lançado para a versão da coletânea para consoles. Talvez eu tenha sido inocente ao achar que isso poderia acontecer, já que a primeira publicação falava sobre o pessoal da 343 Industries precisar esperar a aprovação da Microsoft e do Xbox Game Studios para o lançamento do mod. Porém, a nova postagem fala claramente apenas em PC.

De qualquer forma, é muito bacana ver uma empresa ter esse cuidado com o passado de uma franquia tão adorada. Eu também gosto da maneira como a 343 Industries transformou aquela coletânea em algo parecido com uma plataforma, com diversos capítulos da série tendo sido adicionados a ela com o passar do tempo e assim facilitando muito o nosso acesso.

Será interessante ver o que a comunidade será capaz de produzir com esse conteúdo, já que ele será disponibilizado no GitHub e contará com suporte ao Steam Wokshop. E assim, jogos que ainda despertam o interesse de muita gente deverão continuar relevantes por um bom tempo. Parabéns, 343, parabéns!

relacionados


Comentários