j. noronha 10 anos atrás
Crédito da imagem: reprodução.
Um grupo de estudantes da Universidade do Texas construiu um equipamento que faz spoofing nos sinais de GPS e conseguiu tirar de sua rota um iate de 80 milhões de dólares. O valor é para enfatizar o quanto seria fácil sequestrar até mesmo um navio de cruzeiro.
O experimento foi conduzido com a autorização do dono, mas a tripulação não sabia de nada e seguiu a nova rota como se estivesse correta.
A tripulação do iate confia no GPS para estabelecer seu percurso, já que estrelas não são muito confiáveis. O que o equipamento fez foi usar um sinal que se sobrepôs ao do GPS, fazendo com que o iate passasse a seguir o novo curso.
O sinal enviado fez a tripulação pensar que estava se deslocando para a esquerda da rota, fazendo-os corrigi-lo para a direita, saindo completamente do curso original.
Spoffing de GPS não é comum, mas é muito fácil de fazer e há inclusive equipamentos à venda a partir de 78 dólares (banidos nos EUA mas disponíveis mundo afora). Seu uso principal é feito por empregados tentando fugir do rastreamento do patrão e maridos da patroa. Esses equipamentos, no entanto, apenas bloqueiam o sinal, o que foi utilizado pelos estudantes foi desenvolvido para gerar um sinal falso.
Até a Coreia do Norte já usou um equipamento desses, bloqueando o sinal de GPS na fronteira com a Coreia do Sul em diversas ocasiões. Para você ter uma ideia, 1016 aeronaves e 254 navios foram afetados em um desses ataques.
Fonte: NetworkWorld
Comentários Fechados