Meio Bit » Arquivo » Games » Desenvolvedor alerta para as baixas vendas dos jogos indies

Desenvolvedor alerta para as baixas vendas dos jogos indies

Apesar do apoio que alguns desenvovledores indepedentes tem rcebido nos últimos tempos, criador do Super Stardust HD alerta para a dificuldade em vender mais de um milhão de cópias.

11 anos atrás

super-stardust-hd_30.05.13

Eu admiro bastante os desenvolvedores independentes. A maneira como esses caras lutam para fazer sucesso num meio repleto de empresas milionárias é algo que considero fantástico e seja lá qual for o motivo que leva a isso, acho que a presença desses profissionais tem se mostrado essencial para oxigenar a criatividade da indústria.

Por tudo isso eu tento dar a maior atenção possível a esse ramo dos games e embora tenhamos visto iniciativas que visam o mesmo, de acordo com Ilari Kuittinen, fundador da Housemarque e criador do elogiadíssimo Super Stardust HD, a situação dos indies está muito longe de ser considerada boa, pois o público atingido por eles ainda é muito pequeno.

Os jogos indies precisam gerar mais vendas, caso contrário veremos o fim desses games menores nos console e isso certamente seria uma grande perda para o público gamer. Durante esta geração de consoles, apenas alguns poucos jogos por download venderam mais de um milhão de cópias, o que me surpreende devido a base instalada do PlayStation Network e Xbox Live Arcade ultrapassarem a marca de 150 milhões. Porém, há provavelmente entre 300 e 400 jogos de grande porte que venderam mais de um milhão de cópias, se não for mais.

Kuittinen disse também que o custo para se desenvolver esse tipo de jogo está aumentando, já que os estúdios estão sendo pressionados a adquirirem licenças de engines, incluírem simulações de física mais realistas e entregarem mundos persistentes e embora ele acredite que seja correto chamar esses títulos de menores, muitos deles custam alguns milhões de dólares para serem produzidos, logo, as vendas precisam ser muito grandes para compensar o preço de venda que normalmente fica entre US$ 10 e US$ 20.

Confesso que nunca havia pensado nisso e o alerta dado por Kuittinen é realmente pertinente. Basta repararmos na festa que alguns estúdios fazem quando constatam que uma de suas criações atingiu um milhão de cópias vendidas para percebermos a dificuldade em se tonar relevante sem o apoio de uma grande editora.

Um exemplo que eu poderia citar é o jogo de estratégia Endless Space, que obteve um bom desempenho perante a mídia, recebeu várias atualizações gratuitas, passou por diversas promoções no Steam e mesmo assim só recentemente chegou a 300 mil cópias. Resumindo, a vida desses caras não deve ser nada fácil, afinal, nem todo mundo consegue o mesmo sucesso de um Notch ou um Team Meat.

[via GamesIndustry]

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários