Carlos Cardoso 10 anos atrás
Todo mundo se lembra das incríveis e aterradoras imagens do Tsunami de 2011 no Japão, incluindo a incrível ordem e organização dos refugiados, socorristas e cidadãos em geral. Infelizmente muita gente morreu por não conseguir fugir a tempo, seria essencial que houvesse uma forma de atrasar a subida das águas nas rotas de fuga.
Uma técnica comum é criar comportas em canais e outros pontos de confluência das águas, mas como acionar na hora certa essas comportas, se não há garantia da infraestrutura de energia estar funcionando?
O Japão, CLARO, resolveu isso. Uma empresa apresentou uma comporta puramente mecânica, que pode ser ampliada pra até 10 metros de lado, e funciona de uma forma genialmente simples:
Um reservatório subterrâneo se enche com a água da enxurrada. Um contra-peso composto de uma bóia é erguido, forçando a comporta a subir. A idéia é tão genial que se um sujeito estiver sendo levado pelas águas, ficará na altura da comporta, podendo pular e ficar em segurança do outro lado.
Vejam que coisa simples e excelente:
Fonte: Asahi.