Dori Prata 10 anos atrás
Uma das maiores preocupações por parte dos consumidores nesta mudança de geração é de que os jogos se tornem mais caros, algo que segundo o analista Michael Patcher acontecerá e se um dos motivos para esse aumento será o custo de produção, Hideo Kojima pode ter encontrado uma maneira de reduzir o risco de se investir na criação de um jogo e reduzir o valor que pagaríamos por ele.
“Será possível fazer muitas coisas mais realistas, mas isso não significa que você deverá fazer. Você precisa priorizar e isso é o que separa as equipes bem sucedidas daquelas que fracassam. Um jogo complexo, com algo entre 20 e 30 horas pode exigir uma equipe maior e levar entre três ou quatro anos para ser feito.
Mas acho que há uma maneira diferente de lidar com esse problema: algo parecido com as séries de TV, onde você pode usar um episódio piloto para testar a água antes de pular completamente no projeto… Ele poderia ser distribuído pelos canais de download, então os jogadores poderiam testá-lo antes da produção continuar. Algo assim não demoraria tanto para ser criado, talvez um ano e se fizer sucesso, você pode dar continuidade.”
Pois na minha opinião essa ideia pode ser tanto benéfica quanto prejudicial para os jogadores. O lado positivo é que não precisaríamos pagar um valor cheio por um jogo que não temos certeza se gostaremos, além de não termos que esperar anos até o seu lançamento. Já na parte negativa, imagina você ter gostado deste piloto e mesmo com o título tendo se mostrado um sucesso de crítica, não vendeu o suficiente para garantir continuações, algo bastante comum na indústria.
Alguns poderão dizer que o conceito proposto por Kojima não passa de uma versão demonstrativa melhor acabada, algo com o que não concordo muito e casos como o The Walking Dead da Telltale estão aí para provar e o japonês ainda alega que dessa forma as desenvolvedoras poderão coletar informações junto aos consumidores para aperfeiçoar os capítulos seguintes e se bem trabalhada, penso que a ideia poderá dar certo.
O triste é pensar que no caso de um jogo do Kojima, o primeiro capítulo provavelmente seria feito apenas de cenas não interativas
[via Edge]