Meio Bit » Arquivo » Games » Apenas um console?

Apenas um console?

17 anos atrás

Recentemente a Silicon Knights, sugeriu que seria melhor para todos se houvesse apenas um console no mercado. O assunto é um tanto polêmico, mas bastantes interessante, pois possui vantagens e desvantagens.

Muitos podem argumentar que apenas um console iria atrasar o avanço tecnológico. Para isso não acontecer acho que seria interessante que mais de uma empresa ajudasse no desenvolvimento do aparelho. Por exemplo, caso o console fosse desenvolvido pela Sony, Nintendo e Microsoft e as três tivessem poder de opinar sobre a tecnologia empregada, até poderia dar certo.

As empresas que desenvolvem o hardware teriam seus custos de produção e pesquisas reduzidos e poderiam ganhar uma porcetagem das desenvolvedoras em cima dos jogos vendidos.

Uma vantagem citada pela Silicon Knights é que com apenas um console, as desenvolvedoras teriam mais tempo para aperfeiçoar os games, ao invés de terem de se preocupar com o hardware de cada um dos consoles. Some a isso a praticidade, já que todos os jogadores teriam o mesmo aparelho em casa, com os mesmos periféricos, mesmos jogos e até saves.

Acho uma idéia sensata pois poderia ser realmente melhor para todos. Lembrem do trabalho realizado pelas equipes responsáveis pelos ótimos Shadow of the Colossus e God of War 2 que conseguiram aproveitar até a última gota do hardware do PS2.

Outro fator é que com o mesmo poder de processamento para todos, os desenvolvedores teriam que arriscar mais para se diferenciarem do resto e isso poderia ser bom para a indústria que vem sendo criticada a anos pela falta de originalidade de alguns jogos.

Mencionei apenas algumas vantagens no texto e você? O que acha que poderia mudar caso as empresas adotassem apenas um console para as próximas gerações?

relacionados


Comentários