Meio Bit » Arquivo » Games » Para analista, Activision Blizzard poderá se separar da Vivendi

Para analista, Activision Blizzard poderá se separar da Vivendi

12 anos atrás

dori_act_05.07.12

Talvez você não se lembre disso, mas além de ser dona da GVT, a Vivendi SA possui 61% das ações da Activision Blizzard e no início do mês passado um rumor pipocou na internet dizendo que o conglomerado faria uma reunião no dia 22 de junho para decidir se iriam colocar à venda a sua parte na gigante dos games, avaliada em cerca de 10 bilhões de dólares e que em 2011 foi responsável por levar 4.76 bilhões de dólares aos seus cofres, sendo o quarto maior negócio dos franceses.

Não sabemos o que ficou acertado nesse encontro, mas para o analista Michael Pachter, encontrar um comprador para algo tão grande como a Actvision Blizzard seria muito difícil devido as altas quantias envolvidas, mesmo porque, quando companhias como a  Electronic Arts, DIsney e Time Warner ou o fundo de investimentos Tencent Holdings saem às compras, dificilmente gastam mais de 1 bilhão de dólares. Além disso, para uma fabricante de consoles, comprar a Activision Blizzard poderia significar a canibalização das vendas, afinal, é evidente que um Call of Duty não venderia tanto se fosse lançado apenas para o Xbox 360 ou Playstation 3.

Mas se a Vivendi se arrependeu mesmo da compra e não consegue encontrar alguém disposto a pagar 60 suaves prestações na Activision Blizzard, o que fazer? Pois para Pachter, uma saída seria dividir as empresas, algo que exigiria uma elaborada restruturação financeira que daria 5 bilhões de dólares aos franceses, valor que seria conseguido após um empréstimo em nome da editora e que obviamente ficaria com a dívida, em troca recebendo de volta os 61% das ações. Como o valor de mercado da Activision Blizzard supostamente não seria afetado, aos poucos, conforme o faturamento anual continuasse entrando, a expectativa é de que as ações se valorizassem e todos viveriam felizes para sempre.

É claro que tudo isso não passa de especulação, mas será que só eu fiquei com a sensação de que se realmente acontecer, após comprar e afundar alguns estúdios, estaria a Activision apenas provando do próprio veneno?

[via Joystiq]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários