Meio Bit » Arquivo » Indústria » Acirra a briga no Vale do Silício

Acirra a briga no Vale do Silício

17 anos atrás

Passei as últimas semanas analisando a briga entre os principais concorrentes no mercado Web. O primeiro nicho analisado foi o dos sites de busca. Algumas conclusões são evidentes outras inesperadas, o estudo na íntegra pode ser lido aqui.

A seguir farei uma síntese do trabalho, com algumas observações exclusivas para MeioBit.

Na última semana a comScore divulgou os resultados do mês de dezembro de 2006, referente as ferramentas de busca on-line.

Em dezembro de 2006 o Google abocanhou mais 0,4% do mercado em relação a novembro, conquistando 47,3% da audiência. O Yahoo! também cresceu - 0,3% - e continua com a segunda posição no ranking das ferramentas de busca com 28,5% do mercado. A Microsoft perdeu 0,5% da sua audiência e agora detem 10,5% do market share. A quarta e quinta posição estão ocupadas pela Ask.com (com queda de 0,1% - 5,5% do market) e pela Time Warner (com queda de 0,2% - 4,9% do market) respectivamente.

No relatório a empresa incluiu algumas observações:

- Os americanos realizaram 6,7 bilhões de buscas on-line em dezembro, aumentando em 1% o volume de buscas em relação a novembro. O crescimento das buscas no ano de 2006 foi de incríveis 30% em relação a 2005.

- Os sites da Google receberam 3,2 bilhões de buscas em dezembro seguido pelo Yahoo (1,9 bilhões), MSN-Microsoft (713 milhões), Ask Network (363 milhões) e Time Warner Network (335 milhões)

Outro relatório da comScore Media Metrix, revela que o total de unique visitors que passou pelo site da Microsoft – nos EUA – em dezembro foram 117 milhões de usuários, volume inalterado em relação ao mesmo período de 2006. Do outro lado a Google registrou um crescimento de 21% recebendo 113 milhões de visitantes únicos.

O volume de page views no site da Microsoft caiu 12% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo a marca dos 18 bilhões. O crescimento da Google foi fantástico - 90% - exibindo 13 bilhões de páginas.

Rapidamente a Microsoft está perdendo terreno para a sua principal concorrente, a Google. A participação de mercado da empresa de Bill Gates caiu para 8% no ano de 2006. Comparando com o ano de 2004, quando o serviço de busca da empresa foi lançado, a Microsoft já perdeu mais de 6% de mercado.

Essa perda está refletindo diretamente nas vendas da empresa, no terceiro trimestre de 2006 (terminado no dia 30 de setembro) a Microsoft faturou U$539 milhões em vendas de publicidade on-line, registrando uma queda de 5% no ano. A comparação com a Google chega a ser cruel, a empresa de Moutain View registrou um crescimento de 70% em suas vendas atigindo os U$2,69 bilhões.

Aparentemente a Microsoft está cada vez mais distante de seus objetivos mercadológicos, no que diz respeito a internet. A empresa de Redmond dá sinais que seu futuro on-line poderá ser sombrio. Especialistas já começam a especular a possibilidade da gigante se tornar a próxima IBM. Perdendo espaço e sendo esmagada pelos jovens da Google.

Façam suas apostas...

relacionados


Comentários