Meio Bit » Games » A divertida versão reimaginada do Turbo Outrun

A divertida versão reimaginada do Turbo Outrun

Conheça o Turbo OutRun Reimagined, criação de um fã e que moderniza um ótimo jogo de corrida que conquistou muita gente dos fliperamas da década de 80

06/03/2024 às 10:22

Dentre as muitas maneiras de homenagear jogos que marcaram época, aquelas que considero as mais bacanas são as modificações e recriações. A dedicação necessária para fazer algo assim é digna de todos os elogios e um dos últimos projetos com esse objetivo nasceu da vontade de modernizar o clássico Turbo Outrun.

Crédito: Reprodução/Jean-Sébastien Laroche/ArtStation

Lançado para os fliperamas em 1989, Turbo Outrun foi a continuação de um dos jogos de corrida mais influentes de todos os tempos e trouxe diversas mudanças em relação ao antecessor. Para começar, no lugar da icônica Ferrari Testarossa do primeiro jogo, dessa vez estaríamos a bordo de uma Ferrari F40, uma mudança puramente cosmética, mas que podia ser percebida logo de cara.

Além do bólido que pilotávamos, o novo jogo também nos levou para atravessar os Estados Unidos, de Nova York até Los Angeles, realizando assim o desejo antigo do criador da série, Yu Suzuki.

Já na parte da jogabilidade, essa versão adicionou um competidor controlado pelo computador, que a bordo de um Porsche 959, se somaria ao limite de tempo para aumentar o desafio das corridas. Por fim, o turbo presente no título não estava ali por acaso, com o jogo nos permitindo ganhar um aumento de velocidade ao apetar um botão e entre cada estágio podíamos escolher alguns upgrades para o carro.

Mais tarde, Turbo Outrun receberia adaptações para o Atari ST, Amiga, ZX Spectrum e Commodore 64, com essa sendo a mais elogiada na época pela mídia especializada. Porém, quando se trata daquilo que chegou ao Mega Drive, a recepção não foi boa. A crítica bateu principalmente nos gráficos e na qualidade das músicas, com o efeito de pseudo3D não funcionando tão bem quanto no jogo anterior.

Turbo OutRun Reimagined

Crédito: Divulgação/Sk1ds

Curiosamente, apesar de a Sega ter relançado o original para aparelhos mais modernos como o Saturn, Nintendo 3DS e Switch, o mesmo não aconteceu com o Turbo Outrun. Então, para corrigir essa falha, um desenvolvedor conhecido apenas como Sk1ds resolveu colocar seu conhecimento em prática para recriar aquele jogo.

Batizado como Turbo OutRun Reimagined, por enquanto ele nos permite participar de cinco corridas e escolher entre quatro veículos esportivos que marcaram a década de 80: a Ferrari F40, Ferrari Testarossa, Lamborghini Countach e o Corvette C4 ZR-1.

Nesta versão também teremos a possibilidade de realizar melhorias e consertos entre uma prova e outra, numa oficina administrada pelo falecido pai do game designer responsável pelo remake. Isso é interessante, pois partes do carro degradarão com batidas e mesmo os pneus sofrerão com acelerações ou frenagens bruscas.

Crédito: Divulgação/Sk1ds

O jogo ainda traz uma barra de temperatura do motor veículo, o que significa que se ela estiver acima de 103 °C, não poderemos acionar o turbo. Outra característica bem-vinda está em ele nos oferece três níveis de dificuldade, que ligarão ou não recursos como freio ABS, controle de tração e câmbio automático.

Embora o Turbo OutRun Reimagined não conte (ainda?) com a possibilidade de entrarmos nas curvas realizando um drift, sua jogabilidade me lembrou bastante aquela do OutRun 2006: Coast 2 Coast, funcionando de forma macia e muito divertida, mesmo jogando no teclado.

A parte sonora do jogo também chama a atenção, com o ronco dos motores sendo muito bonito. Porém, por mais que tenha adorado o visual, com ele remetendo diretamente ao jogo original e contando com uma boa fluidez, confesso ter achado os cenários muito simples. Segundo Sk1ds, adicionar esses itens tem sido uma tarefa árdua, por isso ele não dedicou muito tempo a isso, mas todos os estágios deverão passar por reformações no futuro.

Turbo OutRun Reimagined

Crédito: Divulgação/Sk1ds

Aliás, é importante dizer que o Turbo OutRun Reimagined ainda é um jogo em desenvolvimento, estando atualmente apenas em sua versão alfa. Por isso ainda podemos esperar muitas melhorias, adições e mudanças. Isso, é claro, desde que a Sega não resolva acionar seus advogados e decrete que o projeto precisa ser encerrado.

Em um mundo ideal, os detentores da marca não só permitiriam o trabalho de Sk1ds, como o apoiaria, colocando algumas pessoas para lhe ajudar e fazendo com que o jogo se tornasse muito maior. Mesmo que o resultado disso fosse termos que pagar pela nova versão, tenho certeza de que muitas pessoas não reclamariam.

Como a possibilidade de isso acontecer é muito pequena, para não dizer nula, por enquanto o Turbo OutRun Reimagined pode ser baixado gratuitamente no Itch.io ou, caso prefira, aproveitado direto do seu navegador. Mesmo com a Sega não tendo o costume de combater esse tipo de criação, é bom aproveitar enquanto podemos, porque a julgar pela maneira como as coisas estão caminhando...

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários