Meio Bit » Games » Uma lenda chamada Koji Kondo

Uma lenda chamada Koji Kondo

Criador de algumas especulares trilhas, como as do Super Mario Bros. e do The Legend of Zelda, Koji Kodo entrará para o Hall da Fama da AIAS

25/01/2024 às 10:28

Até por se tratar de uma mídia tão voltada para a parte visual, às vezes tenho a impressão que o público não dá o devido valor às trilhas sonoras dos games. Mas seja isso verdade ou não, em breve o D.I.C.E. Awards fará uma merecida homenagem a Koji Kondo, aquele que se não é o compositor mais popular que essa indústria já viu, certamente está entre os maiores.

Crédito: Divulgação/Nintendo

Nascido no dia 13 de agosto de 1961, em Nagoya, Japão, Konji Kondo começou a demonstrar talento para a música muito cedo. Com aulas de teclado no jardim de infância, ele aprendeu a tocar o instrumento com apenas cinco anos e durante a escola primária também se interessou pela marimba.

Embora tenha entrado para o Departamento de Planejamento Artístico da Universidade de Artes de Osaka, Kondo nunca chegou a ter uma formação clássica ou acadêmica sobre música. Suas habilidades foram aperfeiçoadas na prática, quando participou de uma banda cover que tocava jazz e rock.

E foi também durante a juventude que ele se apaixonou pelos videogames, mais precisamente por jogos que faziam sucesso nos fliperamas, como Space Invaders e Donkey Kong. “Quando estava jogando aqueles games, nunca pensava em como poderia mudar as coisas para torná-los melhores, mas estava interessado neles porque eram realmente o único lugar onde você podia encontrar o tipo de criação sonora que eu procurava,” Koji Kondo afirmou em 2007.

Então, quando em 1984 o futuro artista viu várias vagas de emprego num mural da escola, ele teve convicção do que queria. Embora o normal fosse os alunos se candidatarei a várias empresas, ao ver o anúncio da Nintendo o rapaz não teve dúvidas e se inscreveu. Após passar por uma entrevista, Kondo se juntou a Hirokazu Tanaka e Yukio Kaneoka na produção de músicas e efeitos sonoros, sendo o primeiro funcionário da empresa especializado em composição.

Takashi, Miyamoto e Koji Kondo

Takashi Tezuka, Shigeru Miyamoto e Koji Kondo (Crédito: Reprodução/Nico Hofmann/Wikimedia Commons)

A partir daquele momento, nascia um dos nomes mais importantes da história da Nintendo. Seu primeiro trabalho foi no jogo para fliperamas Punch-Out!!. O ano ainda era 1984 e o Famicom começava a chamar a atenção do público, fazendo com que o compositor fosse transferido para a sua divisão de desenvolvimento, a Nintendo Entertainment Analysis and Development (EAD).

Por lá, Koji Kondo recebeu a missão de desenvolver um manual para o Family BASIC, periférico que permitia que as pessoas programassem no Nintendinho japonês. O objetivo era ensinar o público a levar músicas populares do país para o console. Logo depois ele assinaria a trilha sonoro do jogo Devil World com Akito Nakatsuka.

O compositor também participaria da criação de trilhas para vários outros jogos nos meses seguintes, mas faltava um grande sucesso na carreira de Kondo, algo que marcasse seu nome para sempre. Pois isso aconteceria em 1985, com um jogo chamado Super Mario Bros.

Responsável pelos efeitos sonoros daquele jogo e pelas seis faixas que nos embalam pelas fases, Koji Kondo fugiu do padrão, criando músicas que combinavam perfeitamente com as animações mostradas na tela. Isso se deve muito ao fato dele ter participado do processo de criação do título praticamente desde o início e não apenas aparecido no final para adicionar a trilha sonora.

Video Game Museum, Berlin (Crédito: Reprodução/Marcin Wichary/Wikimedia Commons)

O resultado foi a criação de músicas que permanecem grudadas nos nossos cérebros até hoje. Eu até arriscaria dizer que, quando se trata do tema da primeira fase do Super Mario Bros., nenhuma música para videogame se tornou tão famosa quanto ela, a ponto de outra lenda das músicas de games, Nobuo Uematsu, defender que a faixa deveria ser transformada no hino do Japão.

Exageros à parte, a popularidade das músicas compostas por Koji Kondo para aquele jogo é inegável e no mesmo ano o artista emplacaria outro sucesso incontestável, a trilha sonora do primeiro The Legend of Zelda. Para muitas pessoas, o tema que ouvimos quando Link está explorando o mundo do jogo é tão bom ou até melhor que a música da primeira fase do Super Mario Bros. O que não se discute é a sua relevância.

Aqueles dois jogos já seriam suficientes para marcar o nome de Kondo entre os maiores da indústria, mas com o passar dos anos ele ainda comporia para vários outros jogos do Mario e The Legend of Zelda, além do Pilotwings e Yoshi's Island, atuando ainda como executivo e suporte em muitos outros títulos.

O reconhecimento

Koji Kondo

Kondo na GDC 2007 (Crédito: Reprodução/Vincent Diamante/Wikimedia Commons)

O D.I.C.E. (Design Innovate Communicate Entertain) Awards acontecerá em 15 de fevereiro, em Las Vegas, e nele veremos o nome de Koji Kondo entrar para o Hall da Fama da Academy of Interactive Arts & Sciences (AIAS), organizadora do evento.

“Estou profundamente grato por ter sido selecionado pelo D.I.C.E. para esse importante prêmio,” declarou o compositor. “Graças à ajuda de muitas pessoas ao meu redor e ao apoio de nossos consumidores e fãs, tive a sorte de estar envolvido no desenvolvimento de músicas para jogos por décadas. Sou grato a todos que me ajudaram e apoiaram. Continuarei meus esforços nos aspectos musicais e sonoros do desenvolvimento para tornar a experiência de todos ainda mais agradável nos próximos anos.”

Criado para homenagear os profissionais mais influentes da indústria, o Hall da Fama da AIAS conta com um grupo seleto de figuras importantes, como Tim Schafer (2022), Ed Boon (2021), Connie Booth (2020), Bonnie Ross (2019), Todd Howard (2017), Hideo Kojima (2016), Leslie Benzies (2014), Dan e Sam Houser (2014) e Tim Sweeney (2012). Repare que nem Shigeru Miyamoto consta na lista, embora pareça apenas uma questão de tempo até isso acontecer.

Zelda in Concert

Crédito: Divulgação/Nintendo

E já que estamos falando de Konji Kondo e sua brilhante carreira, aproveito para deixar o convite para o The Legend of Zelda Orchestra Concert. Gravado previamente, o espetáculo será transmitido pelo canal da Nintendo no Youtube, no dia 9 de fevereiro, a partir das 10h no horário de Brasília.

Com cerca de 30 minutos de duração, o concerto será exibido na íntegra e contará com músicas desde o primeiro jogo da franquia, até o The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.

Além desta exibição, a Nintendo fará outra dedicada ao Splatoon 3, com sua transmissão acontecendo no dia 10 de fevereiro, também pelo canal da empresa.

relacionados


Comentários