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Diablo IV: obrigado pelo transmog, Blizzard!

Apesar de contar com uma loja que vende itens cosméticos por dinheiro real, o Diablo IV possui um sistema de transmogrificação que a torna irrelevante

40 semanas atrás

Por melhores que sejam as campanhas dos ARPGs, não há dúvida de que um dos principais chamarizes de jogos assim está em chegarmos ao personagem mais poderoso que conseguirmos. Parte dessa busca também está relacionada ao visual do nosso herói e ao implementar um sistema de transmogrificação no Diablo IV, a Blizzard acabou nos pupando da tentação de ceder ao sistema de microtransações do seu novo jogo.

Diablo IV

Para quem não está familiarizado com o gênero, a transmogrificação — ou simplesmente transmog — é uma maneira de permitir que um item adquira a aparência de outro. Desta forma, aquela arma ou armadura extremamente poderosa, mas feia de dar dó, poderá parecer outro equipamento muito mais legal.

No Diablo IV esse sistema funcionará ao reciclarmos alguns itens no ferreiro, permitindo que assim suas aparências possam ser aproveitadas no que estiver equipado nos nossos personagens. Ao fazer isso, com o tempo teremos uma vasta coleção de visuais e aquele necromante ou bárbaro que parecia inofensivo no começo, passará a assustar até os mais terríveis demônios.

Contudo, aqueles que já estão se aventurando por Santuário devem ter percebido que o jogo possui uma loja, onde tudo o que está disponível só pode ser adquirido com platina. O problema é que essa uma moeda virtual só poderá ser comprada com dinheiro real, em pacotes que vão de 200 a 11.500 unidades, sendo que o menor custa R$ 9,99 e o maior, prepare-se, sairá por absurdos R$ 520!

Mas o que poderemos comprar com todo esse dinheiro, você pode estar se perguntando. Bom, que tal uma armadura para o seu cavalo, por “apenas” 800 platinas? E o que você acha de um conjunto completo para seu personagem, pela bagatela de 1.800 platinas?

Diablo IV

Bonito, mas não vale tudo isso (Crédito: reprodução/Dori Prata/Meio Bit)

Sim, de acordo com a página do jogo em que podemos adquirir essa moeda virtual, para deixar um herói com o visual vendido pela Blizzard teríamos que investir quase R$ 100! Considere então que a versão mais barata do Diablo IV está saindo por R$ 349,90 e fica fácil entender por que tantas pessoas estão indignadas com a maneira como as microtransações foram implementadas.

No entanto, é preciso deixar claro que a menos que algo mude no futuro, a loja interna do jogo só venderá itens cosméticos, sem nada que possa beneficiar aqueles que os adquirirem. Por outro lado, estamos falando em gastar uma boa quantia em produtos que, exceto por mudar a aparência dos heróis e cavalos, não possuem a menor serventia.

A situação fez com que algumas pessoas lembrassem de um caso ocorrido em 2006, quando a Bethesda foi dura e merecidamente criticada pelo famigerado DLC Horse Armor Pack, lançado para o The Elder Scrolls 4: Oblivion. Como na época a ideia de microtransações ainda não era tão comum, o público ficou indignado pelo fato de o jogo receber um conteúdo adicional que apenas adicionava uma armadura aos cavalos, algo que nos custaria US$ 2,50.  

Deixe seu cavalo mais bonito, por algumas dezenas de reais (Crédito: reprodução/Dori Prata/Meio Bit)

Curiosamente, apesar da enxurrada de reclamações, as vendas daquele DLC foram excelentes, a ponto de outras empresas terem seguido os passos da Bethesda e não seria exagero dizer que ele deu início a uma indústria de itens cosméticos.

Logo, não chega a ser surpresa a Blizzard ter apostado neste mercado com o seu novo jogo, o que nos leva de volta ao sistema de transmog. Ao contrário do que muitos estavam desconfiados, a desenvolvedora não reservou as melhores aparências apenas para aqueles com os bolsos mais fundos, sendo plenamente possível criarmos um herói visualmente impactante apenas com aquilo que encontrarmos pelo caminho.

Um exemplo do que pode ser alcançado sem torrarmos o limite dos nossos cartões de crédito pode ser visto nesta publicação no Reddit. Nela o autor mostra como ficou o seu necromante, todo personalizado apenas itens transmogrificados que ele desbloqueou enquanto jogava. Por lá ainda é possível ver criações interessantes de outras pessoas, mas agora eu só consigo pensar em conseguir um capacete como este.

I'm so proud of my necro ! We don't need the shop to get good skins 🙂
by u/IsatiX in diablo4

No próprio Reddit é possível encontrar vários personagens muito legais, de todas as classes, o que mostra que, com um pouco de paciência e uma pitada de sorte, é possível chegar a ótimos resultados sem precisarmos gastar dinheiro com a loja. Aliás, os mais críticos têm afirmado até que os equipamentos vendidos por dinheiro real são mais feios que aqueles que podem ser adquiridos jogando.

Isso tem me feito pensar em como a Blizzard poderá fazer com que a loja do Diablo IV se torne mais relevante. Uma opção seria passar a oferecer armas e armaduras bem mais bonitas, mas com tantas opções sendo oferecidas gratuitamente, será mesmo que existirá um número significativo de pessoas que justifiquem manter o espaço funcionando?

Como alguém que nunca gasta dinheiro com esse tipo de coisa, espero que a empresa não implemente mudanças que me façam ter que passar a criticá-la, mas a verdade é que da maneira como está hoje, aquela loja não tem motivo para existir. Eu não duvido que cedo ou tarde surjam dados mostrando que estou completamente errado e que as vendas por lá são um sucesso, mas sem querer aqui fazer conta com o dinheiro dos outros, realmente não entendo por que gastar com algo que nem é tão exclusivo assim.

Além disso, fico imaginando quem adquiriu um desses visuais ainda nas primeiras horas do jogo, passando a andar por Santuário com toda a pompa e circunstância, mas causando quase nenhum dano nos inimigos. Como disse antes, em jogos como o Diablo IV, parte da graça está justamente em vermos nossos personagens evoluírem gradativamente, tanto em poder quanto em aparência. Então, qual o sentido em pular etapas, em tentar ser "o mais bonito" logo no começo e torrando centenas de reais para isso?

Enfim, às vezes a sensação que tenho é que, na ânsia por “chegar na frente”, muitas pessoas deixam de lado o prazer proporcionado pelo caminho. Do lado de cá, só consigo agradecer por não me submeter a isso e por a Blizzard não ter se rendido (totalmente) à ganância.

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