Meio Bit » Hardware » Roku Express 4K — pequeno, mas competente

Roku Express 4K — pequeno, mas competente

Com tamanho compacto e suporte a HDR10+, Roku Express 4K é opção interessante a set-top boxes de Google e Amazon

40 semanas atrás

O Roku Express 4K é a versão superior do set-top box mais básico da companhia norte-americana, e concorre no segmento de TVs com soluções do Google e da Amazon, as linhas Chromecast e Fire TV Stick.

Ele traz resolução de até 2160p, suporte a HDR10+ e HLG, controle remoto dedicado, e acesso a vários apps de streaming; como diferencial, o gadget se baseia em uma experiência unificada de acesso a conteúdo, para facilitar seu uso.

Roku Express 4K (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Roku Express 4K (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Essa caixinha esperta é uma boa opção para "inteligentificar" TVs? Eu testei a Roku Express 4K nos últimos dias, e conto o que achei dela a seguir.

Nota de transparência

Fundado em 2004, o Meio Bit publica análises opinativas com o intuito de ajudar os leitores a tomarem sua própria decisão de compra, seja de um gadget, um game, ou um serviço/software/app.

Nós sempre fomos francos em nossas opiniões, e destacamos pontos positivos e negativos dos produtos de igual maneira, não importando a origem dos mesmos, como forma de manter a integridade e transparência do site.

Ninguém externo à redação do Meio Bit teve acesso a este texto de forma antecipada, bem como não houve nenhum tipo de interferência, pagamento, ou direcionamento da Roku, ou de terceiros, em relação ao seu conteúdo.

O Roku Express 4K foi fornecido pela Roku em caráter de doação; ele será usado em conteúdos futuros e não será devolvido à empresa.

Kit e configuração

O Roku Express 4K é virtualmente idêntico ao Roku Express, lançado no Brasil em 2020. Temos o mesmo corpo diminuto de pouco mais de 6 cm de comprimento e 44 g de peso, com apenas duas portas. A diferença fica por conta da resolução, 1080p no primeiro e 4K/Ultra HD/2160p neste.

Na parte de trás, você encontra o botão de reset, uma saída HDMI 2.1, e uma porta microUSB para alimentação. O kit acompanha uma fonte de 5 V, mas a Roku fez um gerenciamento de energia tão bom neste gadget, que ele pode ser alimentado por uma porta USB da própria TV.

Roku Express 4K (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Roku Express 4K (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Considerando que suas funções HDMI-CEC (controlá-lo com o controle remoto da TV, por exemplo), que dependem de alimentação externa, são limitadas, liberar uma tomada é uma boa.

O kit vem também com uma fita adesiva para fixar a caixinha na lateral da TV (por motivos que discutiremos a seguir), que não pude usar, pois meu aparelho OLED é fino demais para isso.

Além da fonte e cabo de energia, a Roku envia também um cabo HDMI 2.1 de apenas 60 cm, que dificulta em muito a instalação do aparelho; no fim eu preferi usar outro, mais longo.

Completa o kit o básico controle remoto dedicado, essencialmente o mesmo presente no Roku Express, mas com opções diferentes de botões dedicados a serviços na versão brasileira. Desta vez, temos atalhos para Netflix, Disney+, Apple TV+, e Globoplay, este graças a uma parceria de longa data com a Rede Globo.

Roku Express 4K (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Roku Express 4K (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

A proposta do controle é ser básico ao extremo, tanto que ele não possui botões de volume, ou um Liga/Desliga dedicado, de novo, devido à ausência de recursos HDMI-CEC.

Além disso, o Roku Express 4K não suporta Bluetooth, e a comunicação entre a caixinha e o controle é via infravermelho, exigindo que a parte em black piano esteja sempre visível, e voltada para a frente. Por isso a fita adesiva.

Assim, o gadget depende do app móvel da Roku para que seu potencial seja todo aproveitado, mas falaremos dele mais adiante.

Desempenho

O Roku Express 4K é equipado com um SoC quad-core identificado como "RealTek 1315", com clock de 1 GHz, além de contar com 1 GB de memória RAM. Temos 4 GB de armazenamento interno, que não pode ser expandido.

Uma vez instalado, o aparelhinho pede conexão à rede Wi-Fi local, no que ele reconhece as de 2,4 e 5 GHz. Estranhamente, o meu não localizou a rede de alta velocidade de cara, e só o fez após configurado e atualizado.

Após criar uma conta de usuário, você pode, se quiser, registrar um cartão de crédito para compras in-app. O processo leva no máximo uns 5 minutos, e uma vez finalizado, você cai na dashboard principal.

Roku Express 4K (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Roku Express 4K (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Uma coisa bem interessante, são os menus com rolagem "eterna". Uma vez que você acabe com as opções, se continuar descendo, o cursor volta para o início da lista, que aparece na sequência, ao invés de pular para o alto. É um design curioso, mas bem prático.

Na parte de opções de apps, aqui chamados de canais, você encontra os suspeitos habituais Netflix, Prime Video, Globoplay, HBO Max, Apple TV+ e Spotify, e outros como o canal da Fórmula 1, Crunchyroll, Paramount+, Lionsgate+, e vários outros.

Infelizmente, nem tudo são flores. Os aplicativos do Star+, que reúne conteúdos da 20th Television que não cabem no familiar Disney+ (todas as temporadas d'Os Simpsons, Buffy, a Caça-Vampiros, etc.), e do Deezer, rival do Spotify, não estão presentes.

O mesmo vale para o canal da Twitch, removido da plataforma Roku em 2017, o que levou inclusive à Amazon bloquear soluções de terceiros em 2020, via DMCA.

Roku Express 4K (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Roku Express 4K (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

A operação é bem simples. Ao se comportar como um hub de TV, o Roku OS oferece funções facilitadas para encontrar conteúdos, que não necessariamente dependem das configurações individuais de cada canal, que você ainda pode acessar. Ao apertar o botão * no controle remoto, um menu conceitual irá aparecer, oferecendo opções de acordo com que o canal suporta.

A qualidade de imagem e som é ótima, se considerarmos que o Roku Express 4K pode funcionar apenas com a energia fornecida por uma porta USB. Ele suporta HDR, HDR10, HDR10+ e HLG (HDR ao vivo), codecs H.264, H.265, VP9 e o de código aberto AV1, e no som, reproduz DTS Digital Surround.

O desfalque, sem surpresa, vai para os formatos proprietários Dolby Vision e Dolby Atmos, que ele não suporta, o que é bizarro: o Roku Express, embora apenas 1080p, reconhecia o segundo, enquanto o modelo 2160p não conversa com nenhum dos dois. Vai entender.

Roku Express 4K (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Já algo que me agradou foi o recurso de Busca Inteligente. Por ser pensado para toda a família, o Roku Express 4K entende que alguns usuários podem não saber em que serviço um filme, ou uma série, estão disponíveis.

Usando a ferramenta de busca nativa, a diminuta caixinha exibe os resultados em ordem, mostrando em que canal certo conteúdo pode ser acessado e como, se por assinatura de um serviço de streaming, ou via aluguel/compra. A interface destaca sempre as opções mais baratas, para comodidade do espectador.

As opções de busca não se resumem a conteúdos. É possível, por exemplo, procurar por um ator ou diretor, e o Roku retornará uma lista com todos os trabalhos disponíveis em seus canais, e como acessá-los.

Roku Express 4K (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

No mais, o Roku OS oferece uma opção para desligar a TV pela interface, o máximo de interação entre dispositivos disponível, já que não existe um botão dedicado no controle remoto.

Há também um recurso de proteção de tela personalizável, com temas variados, que incluem, ou não, sugestões de conteúdos em diversos canais.

Aplicativo móvel

Como o controle remoto do Roku Express 4K é bem limitado, as funções das quais ele carece são supridas pelo app móvel Roku, disponível para iOS e Android. Através dele, é possível conectar-se diretamente à caixinha.

Feito isso, a comunicação se dá por Wi-Fi e dispensa a necessidade do gadget estar sempre visível. Toas as funções do remoto dedicado estão presentes no app, com alguns adicionais interessantes.

Você pode instalar novos canais diretamente pelo app, espelhar vídeos, áudios ou fotos presentes em seu dispositivo móvel, e usar o recurso mais interessante, o de audição privada.

App móvel possui funções extras (Crédito: Reprodução/Roku)

App móvel possui funções extras (Crédito: Reprodução/Roku)

Como o gadget não suporta Bluetooth, e o controle remoto não conta com uma saída P2, apenas por seu celular ou tablet você pode mutar o som da TV, e ouvir o áudio através de seus fones de ouvido favoritos.

Conclusão

O Roku Express 4K é um aparelhinho bem interessante, principalmente para donos de TVs 4K que perderam suporte a atualizações, e os apps de conteúdo foram deixando de funcionar. Este é um problema causado por decisões de negócios, que justifica a existência das TV Boxes por tempo indeterminado.

Por outro lado, os defeitos desta caixinha são os mesmos da Roku Express: o controle remoto é espartano ao máximo, faltam canais relevantes, a ausência de suporte a padrões Dolby (desta vez, mais de um) incomoda, e ninguém merece um cabo HDMI tão curto.

Roku Express 4K (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

O preço sugerido é de R$ 399, o mesmo do concorrente direto Fire TV Stick 4K, porém, é possível encontrá-lo no varejo por valores menores, até mesmo abaixo de R$ 300. Isso lhe dá vantagem sobre a caixinha da Amazon, bem como sobre o Chromecast com Google TV 4K, que não foi lançado oficialmente no Brasil, mas pode ser adquirido facilmente.

A diferença é que os demais possuem controles remotos mais completos, e suportam Bluetooth, podendo ser pareados com fones de ouvido e outros dispositivos, como joysticks. Pois é, a caixinha da Roku não suporta games, diferente das outras.

Se você adora TV e é um ávido consumidor de conteúdo por streaming, e quer economizar uns trocados, o Roku Express 4K é uma excelente opção de set-top box, talvez a com a melhor relação custo/benefício disponível no momento.

Roku Express 4K — Ficha Técnica

  • Processador: SoC "RealTek 1315", quad-core Cortex-A53 de 1,5 GHz;
  • GPU: não identificada, suporte a OpenGL ES 2.0;
  • RAM: 1 GB;
  • Armazenamento interno: 4 GB;
  • Decodificador de vídeo: VP9, H.265, H.264, AV1;
  • Decodificador de áudio: DTS Digital Surround e pass-through de áudio com codificação Dolby;
  • Resolução: até 3.840 x 2.160 pixels;
  • Taxa de atualização: até 60 fps;
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11ac;
  • Portas: Saída HDMI 2.1 e microUSB para alimentação;
  • Sistema operacional: Roku OS;
  • Dimensões: 2,08 x 8,63 x 3,93 cm;
  • Peso: 44,6 g.

Pontos fortes:

  • Boa qualidade de imagem e som;
  • Pode ser alimentado via USB da TV;
  • Busca Inteligente ajuda muito.

Pontos fracos:

  • Ausência de Bluetooth o torna um pouco menos prático;
  • Controle remoto básico demais;
  • Cabo HDMI muito curto;
  • Nada de Dolby Vision/Atmos.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários