Emanuel Laguna 1 ano atrás
O tempo passa, o tempo voa e a situação da Microsoft no Japão continua não sendo muito boa. Sim, a situação dos consoles Xbox Series X|S é um bocado melhor que a do Xbox One, mas ainda longe de ser um Xbox 360 da vida. Minecraft Legends, um novo jogo distribuído pela Microsoft e estreante naquele mercado, vendeu mais cópias físicas no Nintendo Switch.
Antes de comentar mais sobre as vendas de software, confiramos abaixo os dados detalhados das vendas de hardware da 17ª semana de 2023 (que foi de 17 a 23 de abril) no arquipélago, segundo a Famitsu.
VENDAS DE HARDWARE NO JAPÃO (FAMITSU) | ||||
Plataforma | 16ª semana | a 17ª de 2023 | em 2023 | desde o lançamento |
Nintendo Switch | 48.794 unid | 51.805 unid | 1.089.460 unid | 28.813.507 unid |
PlayStation 5 | 47.040 unid | 41.755 unid | 993.644 unid | 3.371.033 unid |
Xbox Series X|S | 296 unid | 488 unid | 38.102 unid | 436.497 unid |
família PS4 | 1.356 unid | 789 unid | 24.926 unid | 9.442.693 unid |
linha 3DS | 114 unid | 137 unid | 1.710 unid | 24.599.607 unid |
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Graças ao hype de jogos exclusivos como Final Fantasy XVI que desde o começo de 2023 o PlayStation 5 tem sido um senhor concorrente ao Nintendo Switch no Japão. A cada semana que passa, o enorme console da Sony aparece no retrovisor do velho e cansado console da Nintendo.
Na 17ª semana do ano considerada pela Famitsu, não deu outra: apenas 10 mil unidades separaram o Switch do PS5, então basicamente a Sony empatou com a Nintendo se considerarmos apenas as vendas do modelo OLED do Switch (39.763).
Considerando apenas a venda acumulada das 17 primeiras semanas de 2023, o PS5 conseguiu ultrapassar o que vendeu no Japão em 2021. Isso mesmo, o console da Sony está em crescimento por lá e apenas o FF16 sozinho não explica essa tendência. É possível que a Nintendo precise lançar um sucessor do Switch em breve.
Quanto ao Xbox Series X|S, em 2023 os consoles da Microsoft venderam pouco mais de 38 mil consoles no arquipélago. Esse número é inferior à venda semanal do PS5 ou Switch OLED.
É bom lembrar que o Japão ainda é o segundo maior mercado de consoles dedicados do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Por mais que o Xbox esteja relativamente bem no Reino Unido, terceiro maior mercado oficial de consoles, é uma situação complicada para a Microsoft nesse sentido.
Enfim, sobre a venda das cópias físicas dos jogos temos abaixo o Top 10 japonês da décima-sétima semana do ano. Sim, vai sair o Top 30 da Famitsu mas listar as dez primeiras posições já é suficiente para o foco do presente texto. Entre colchetes está a plataforma; entre parênteses ao final, a venda acumulada do título desde o lançamento japonês.
(17 a 23 de abril de 2023, Famitsu)
Pelos números de vendas, a 17ª semana no geral foi fraca: apenas podemos destacar o lançamento do Minecraft Legends, cuja versão física no Nintendo Switch liderou o ranking japonês. Como o jogo é distribuído pela Microsoft no Japão, é uma das poucas vitórias que a Gigante de Redmond teve no arquipélago. Isso, claro, desconsiderando que a versão Switch do Minecraft original já acumula mais de 3 milhões de cópias físicas vendidas na Terra do Sol Nascente.
O outro destaque do ranking da Famitsu é o Resident Evil 4 Remake, único jogo do Top 10 japonês sem versão para o Switch. Sua versão PS4 já acumula mais de 124 mil cópias. Tal reimaginação do clássico do GameCube já acumula quase 250 mil cópias físicas vendidas no Japão, incluindo a versão do PS5.
Na semana do lançamento japonês, o RE4R vendeu 175 mil cópias, portanto acumulou mais 75 mil cópias físicas em 4 semanas. Resident Evil VIllage teve estreia japonesa de 150 mil cópias físicas na semana do lançamento.
Outro jogo da Capcom foi muito bem no Japão: a coletânea Mega Man Battle Network Legacy Collection já se aproxima dos 58 mil cartuchos vendidos em duas semanas. No mais a Nintendo sozinha emplacou 5 jogos no Top 10 japonês, fora os outros quatro títulos multiplataforma que estão presentes no console híbrido.
Enfim, é possível que a Golden Week (29 de abril a 5 de maio) dê um senhor impulso nas vendas de games no arquipélago. Como o consumidor japonês prefere os jogos físicos, só nos resta saber quem das três vai se beneficiar mais.
Fonte: Famitsu (ranking), via Gematsu, Install Base, NeoGAF e ResetEra.
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