Meio Bit » Entretenimento » Street Fighter ganhará nova chance no cinema e na TV

Street Fighter ganhará nova chance no cinema e na TV

Legendary Entertainment adquire os direitos para produzir filmes e séries para TV baseados na franquia Street Fighter e deixa a dúvida: será que agora vai?

49 semanas atrás

Quase 30 anos após a franquia de luta da Capcom chegar ao cinema com o sofrível Street Fighter: A Última Batalha, estamos mais perto de ver os World Warriors se arriscarem novamente em outras mídias. Porém, será que dessa vez essa investida conseguirá entregar produtos melhores?

Street Fighter: A Última Batalha

Crédito: Divulgação/Universal

De acordo com o site Dealine (e confirmado pela produtora), a Legendary Entertainment adquiriu os direitos para transformar a franquia Street Fighter tanto em filmes live-action, quanto em séries para TV. E o que pode deixar alguns fãs mais empolgados é a informação de que a própria Capcom estará envolvida em todos os projetos.

Mesmo com a desenvolvedora japonesa tendo permitido que a marca Resident Evil fosse transformada em filmes e uma série de gosto bastante duvidoso, é sempre positivo saber que os criadores da franquia participarão de uma adaptação. Além disso, os últimos anos mostraram que Hollywood tem tratado melhor essa transição dos games para o cinema, o que nos dá um pouco mais de esperança de que dessa vez Ken, Ryu e cia estarão em boas mãos.

O que ajuda a reforçar essa esperança é o passado da Legendary Entertainment. Com várias produções extremamente bem-sucedidas em seu portfólio, é de se imaginar que o estúdio investirá pesado nessas produções, incluindo aí bons roteiristas e uma equipe técnica competente. Só para citar algumas das suas produções que foram baseadas em marcas estabelecidas, podemos ficar com a trilogia Batman dirigida por Christopher Nolan, Watchmen: O Filme, Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos e Pokémon: Detetive Pikachu.

Ou seja, estamos falando de uma empresa habituada a lidar com a transição entre mídias e que não deverá ter maiores problemas para transformar o Street Fighter em um sucesso, seja no cinema, seja na TV. Isso quer dizer que um filme ou uma série serão bons? Obviamente não, mas quero dar meu voto de confiança a quem estiver envolvido nesses projetos e torcer para que consigam entregar algo de qualidade.

Crédito: Reprodução/Universal

E por falar naqueles que terão a difícil tarefa de agradar os fãs de uma propriedade intelectual tão antiga e adorada... Infelizmente nada foi dito sobre as pessoas que participarão desta produção, o que junto do orçamento disponível sempre é motivo de preocupação.

Portanto, até que maiores detalhes desses projetos sejam revelados, nos resta especular se será a Legendary Entertainment a responsável por limpar o nome da franquia no cinema. Caso não lembre, além do filme produzido pela Universal e que foi estrelado por Jean-Claude Van Damme, Raul Julia e Kylie Minogue, em 2009 a 20th Century Fox colocou outra bomba no mercado, o igualmente péssimo Street Fighter: A Lenda de Chun-Li.

Mas se os grandes estúdios sempre tiveram dificuldade em aproveitar os personagens da franquia, foi um fã o responsável por criar as melhores versões dos jogos usando atores reais. Mostrando muito talento e conhecimento daquele universo, Joey Ansah conquistou muito admiradores com os curtas Street Fighter: Legacy, Street Fighter: Assassin's Fist e Street Fighter: Resurrection. Talvez a Legendary consiga aproveitar algumas ideias implementadas por ele.

De qualquer forma, a Capcom ter cedido agora os direitos para novas adaptações não parece ser algo aleatório. Nos últimos anos vimos diversos jogos saltando para o cinema ou para a TV, com os resultados sendo muito melhores do que acontecia nas décadas de 80 e 90. Dos filmes do Sonic até a série The Last of Us, até mesmo o Mortal Kombat ganhou um filme em 2021 que, se não era excelente, ao menos me divertiu. No entanto, ao mesmo tempo em que esses sucessos servem para nos deixar empolgados, será que eles também jogam uma maior pressão sobre o novo Street Fighter?

Enfim, ainda precisamos considerar que está previsto para junho o lançamento do próximo capítulo da série, o promissor Street Fighter 6. A Capcom e a Legendary Entertainment certamente estão de olho para fazer com que o jogo aumente o interesse do público, mesmo com o lançamento do filme e da possível série provavelmente ainda estando bem longe.

O jogo baseado no filme baseado no jogo

Street Fighter: The Movie

Street Fighter: The Movie no Sega Saturn (Crédito: Reprodução/Psychopat/MobyGames)

Falar sobre as tentativas da Capcom de levar sua principal franquia de luta para o cinema sempre me fará lembrar do Street Fighter: The Movie. Sim, aproveitando a chegada do filme nos cinemas, a empresa japonesa decidiu que seria uma boa ideia criar um jogo baseado no longa e quando o título estreou nos fliperamas em 1995, não precisamos de muito tempo para perceber o quão ruim ele parecia.

Desenvolvido pela Incredible Technologies, o jogo utilizava imagens digitalizadas dos atores e atrizes que deram vida aos personagens na telona e por mais que o “fotorrealismo” pudesse chamar a atenção na época, o resultado passava muito longe de ser satisfatório. Com a movimentação sendo muito engessada, visualmente o Street Fighter: The Movie parecia mais uma piada de mau gosto, algo muito pior do que o estilo que havia sido consagrado pelo seu principal concorrente, o Mortal Kombat.

Segundo o artista Akira Yasuda, quando os japoneses da Capcom viram o que os americanos estavam criando, houve um misto de decepção e raiva, com o game designer Yoshiki Okamoto sendo um dos que ficaram mais revoltados. Porém, como a maior parte do jogo já estava pronto, eles só puderam sugerir algumas mudanças e o que acabou chegando às lojas não fazia jus a qualidade da franquia.

Ainda assim, o Street Fighter: The Movie conseguiu algum sucesso nos fliperamas, especialmente nos Estados Unidos e recebeu versões para o Sega Sturn e PlayStation. Porém, esta não foi apenas uma adaptação, com o título para consoles tendo sido desenvolvido pela Capcom e o resultado sendo tão ou até mais desastroso que aquele visto nos arcades. Isso porque, além de o jogo sofrer com muitas quedas na taxa de frames, ele ainda foi acusado de não passar de uma versão do Super Street Fighter II Turbo com gráficos digitalizados.

Enfim, fuja de qualquer coisa relacionada àquele fime!

relacionados


Comentários