Meio Bit » Engenharia » Blue Origin ganha contrato da NASA para missão em Marte

Blue Origin ganha contrato da NASA para missão em Marte

Blue Origin de Jeff Bezos ganha contrato para enviar sonda da NASA à Marte em foguete New Glenn; lançamento é programado para 2024

1 ano atrás

A Blue Origin acaba de ganhar seu primeiro contrato interplanetário com a NASA, mesmo sem nunca ter colocado nem um parafuso no espaço. A companhia de Jeff Bezos foi selecionada para uma missão científica em Marte, que será lançada de sua "obra de igreja" particular, o foguete New Glenn, em 2024.

O grande problema reside no fato de que o New Glenn ainda não fez seu primeiro voo de testes, e a Blue Origin continua se enrolando com os motores BE-4. Ainda assim, Bezos teria sido agraciado com o contrato como um "prêmio" por sua mania de processar o governo dos Estados Unidos, sempre quando contrariado.

Representação artística das sondas ESCAPADE na órbita de Marte (Crédito: Rocket Lab USA/UC Berkeley)

Representação artística das sondas ESCAPADE na órbita de Marte (Crédito: Rocket Lab USA/UC Berkeley)

A missão científica da NASA, chamada ESCAPADE (Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers), é composta de duas sondas gêmear, que ficarão em órbita do planeta vermelho para estudar sua magnetosfera, de dois pontos distintos. O objetivo é determinar como a região magnetizada ao redor de Marte interage com os ventos solares, e como energia e plasma a atravessam, em ambos sentidos.

A iniciativa faz parte do programa dos contratos VADR (Venture-Class Acquisition of Dedicated and Rideshare) da NASA, para realização de projetos de custo baixo e intermediário, dentro do cronograma de 5 anos e orçamento máximo de US$ 300 milhões, dividido entre todas as 13 companhias participantes, que incluem SpaceX, Blue Origin, ULA, Rocket Lab, Virgin Orbit e Northrop Grumman, entre outras.

O programa VADR foi criado para viabilizar projetos aprovados junto à FAA, na sua maioria comerciais, que oferecem baixo risco e, consequentemente, não dependem de orçamentos polpudos. Até por isso, a Boeing não faz parte do programa, dado que ela adora gastar.

A surpresa na história foi a NASA usar o VADR para realizar um lançamento voltado à pesquisa científica, e mais surpreendente foi a Blue Origin assegurá-lo, ainda mais com o lançamento previsto para o fim de 2024, ou seja, a companhia tem uma janela de tempo bem pequena para apresentar resultados.

Fosse a SpaceX a parceira selecionada, a notícia não causaria tanto estranhamento, dado que embora o Falcon Heavy ainda não tenha sido usado para valer, ele já está mais do que testado, selado, registrado e carimbado, enquanto o New Glenn, e a Blue Origin como um todo, nunca fez um lançamento fora dos limites da Terra, mesmo sendo uma companhia dois anos mais velha que a empresa de Elon Musk.

O New Glenn, assim como o Falcon Heavy, é um foguete reutilizável, mas o projeto em si impressiona: ele possui 98 m de altura, capacidade para colocar até 45 toneladas em órbita baixa, ou 13,6 t em órbita geoestacionária. Ele é movido por 7 motores BE-4, desenvolvidos internamente, cada um com capacidade de produzir 2,45 MN de impulso ao nível do mar.

No papel o New Glenn é excelente, o problema é que ainda não saiu do chão (Crédito: Divulgação/Blue Origin)

No papel o New Glenn é excelente, o problema é que ainda não saiu do chão (Crédito: Divulgação/Blue Origin)

O motor em si, que usa metano como combustível, já foi testado e certificado, tanto que a Jeff Bezos fechou um contrato para que ele seja usado no Vulcan Centaur, o projeto de foguete reutilizável da ULA, porém o BE-4 está para lá de atrasado. A Blue Origin não consegue cumprir a demanda de unidades para testes e lançamentos, e Tory Bruno só recebeu as primeiras duas unidades funcionais do motor em outubro de 2022, 5 anos além da data combinada.

Se a Blue Origin não consegue atender pedidos de clientes pagantes (para piorar, o relacionamento com a ULA se deteriorou, quando Bezos tentou renegociar o valor do contrato em 2017, buscando arrancar mais grana de Bruno, o que pode ter contribuído para os atrasos), a situação do New Glenn é ainda pior. Originalmente planejado para voar em 2020, o lançamento inaugural foi adiado várias vezes; oficialmente, ele deverá finalmente sair do chão no quarto trimestre de 2023, se não houver outro adiamento.

A pergunta óbvia é "por que a NASA fechou um contrato de lançamento para uma pesquisa importante, com uma companhia que nunca lançou nem uma jujuba para o espaço"? A explicação provável é de isso foi feito para agradar Jeff Bezos, cuja fama de mau perdedor já rendeu algumas dores de cabeça para o governo.

Em 2019, a Amazon perdeu um contrato de US$ 10 bilhões com o Departamento de Defesa, para aplicações em nuvem, para a Microsoft, no que a empresa entrou com um processo para reverter a situação. Como consequência, o projeto JEDI foi para o vinagre inteiramente.

Em 2021, Bezos de novo processou o governo dos EUA através da Blue Origin, por esta ter perdido o contrato para a construção de um módulo lunar do Programa Artemis, para a rival SpaceX. Embora ele tenha perdido nessa, posteriormente o presidente Joe Biden ampliou o orçamento da NASA, para assegurar a contratação de uma empresa para construiu um segundo módulo.

Graças a contatos e lobby, ainda que majoritariamente verbal, em prol da exploração espacial, a Blue Origin tem muito mais chances de ser escolhida em detrimento da Dynetics, mesmo com seu projeto, o ILV, custando duas vezes mais que o HLS da concorrente, e 4 vezes mais que a Starship da SpaceX.

O contrato para o lançamento da missão ESCAPADE seria uma espécie de prêmio de consolação para a Blue Origin, preterida na disputa inicial para o módulo lunar, enquanto o resultado para a segunda opção não sai. Simultaneamente, ele serviria para manter seu CEO na linha, evitando que comece a pirraçar de novo, e entre com mais um processo contra o governo.

De certa forma, Jeff Bezos está conseguindo o que quer, ao assegurar contratos governamentais no grito, ainda que este não seja muito lucrativo; por outro lado, a missão pode servir como vitrine para o New Glenn, e atrair mais compradores para o BE-4 e interessados em usar seu foguete, o que, claro, significa mais dinheiro.

Mesmo depois de todos os problemas que arrumou com a NASA e a SpaceX, Jeff Bezos riu por último (Crédito: Cliff Owen/AP)

Mesmo depois de todos os problemas que arrumou com a NASA e a SpaceX, Jeff Bezos riu por último (Crédito: Cliff Owen/AP)

Claro, o plano de Bezos depende do New Glenn se provar funcional dentro do prazo estipulado pela NASA, envolvendo voos de teste reais da plataforma ainda em 2023, para cumprir o cronograma e colocar a missão ESCAPADE em Marte.

Após o lançamento, as sondas levarão 11 meses para chegar ao destino, e mais alguns para se posicionarem corretamente, para começarem a enviar dados para cientistas entendam melhor as condições climáticas fora da Terra.

No mais, é provável que a NASA considere que, dada a situação atual do New Glenn, o lançamento tem grandes chances de atrasar.

Fonte: NASA

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários