Meio Bit » Games » Impasto: uma viagem pela mente perturbada de Francisco de Goya

Impasto: uma viagem pela mente perturbada de Francisco de Goya

Desenvolvido por um grupo de estudantes, Impasto é um belo jogo de terror inspirado na vida e obra do pintor espanhol Francisco de Goya

11/11/2022 às 9:34

Um dos aspectos mais fascinantes do terror é que ele pode assumir muitas formas, aproveitar os mais variados elementos para tentar impressionar as pessoas. E no caso de um jogo experimental chamado Impasto, a inspiração veio da vida e obra de um dos mais importantes pintores do neoclassicismo/romancismo, Francisco de Goya.

Impasto

Crédito: Divulgação/Impasto Team

Criado por um grupo de estudantes da University of Southern California, da California State University Fullerton e da Otis College of Art and Design, Impasto funciona como um jogo de sobrevivência em primeira pessoa onde teremos que usar furtividade para passarmos ilesos pelas muitas ameaças que nos cercam.

Sua história começa após o protagonista, Mariano Goya, receber uma misteriosa carta falando sobre uma herança deixada pelo seu avô, o famoso pintor. Curioso em saber o que o artista havia deixado, ele embarcará numa viagem pela insanidade e mergulhará “profundamente na trágica queda de um dos maiores artistas da história,” deparando-se com algumas das suas assustadoras criações.

Aos que se dispuserem a conhecer esse universo que poder tão intimidador quanto fascinante, esperem visitar uma cidade devastada pela inquisição e até mesmo explorar o que restou de um deus que há muito andava esquecido. No caminho ainda será preciso solucionar quebra-cabeças e encontrar segredos sombrios.

Tal premissa pode não parecer muito diferente de boa parte dos jogos de terror que vemos por aí, mas é ao conhecer um pouco sobre a vida do pintor que a inspirou que o Impasto se torna muito mais interessante.

Nascido em 1746 em Fuendetodos, Espanha, Francisco José de Goya y Lucientes retratou em sua obra muitas das transformações que estavam acontecendo na Europa, com ela tendo influenciado muitos pintores dos séculos XIX e XX. Nas pinturas, gravuras e desenhos dele também estão refletidos muito da visão sombria que ele tinha da própria vida e do cenário político e social da época.

Três de Maio de 1808 em Madrid (Crédito: Francisco de Goya/Domínio Público)

Sofrendo com uma doença que nunca foi diagnosticada, em 1793 Goya ficou surdo e mesmo passando por uma ascensão social, quando chegou a se tornar o principal pintor da corte espanhola, isso não o impediu de colocar na tela toda a sua angústia. Entre os eventos que o marcaram profundamente está a perseguição pela inquisição após ele chocar os puritanos com o quadro La maja Desnuda e a invasão da Espanha pelo exército de Napoleão, o que o levou a criar 82 gravuras que ficaram conhecidas como Os desastres da Guerra.

Como não era dado a publicar seus pensamentos através de cartas, Francisco de Goya recorreu à pintura para expressar toda sua preocupação com a situação do seu país e da própria saúde mental. Isso o levou a produzir muito material abordando temas como política, religião, insanidade e até seres fantásticos, como bruxas.

Já perto do final de sua vida, entre os anos 1819 e 1823, Goya produziu aquelas que ficaram conhecidas como Pinturas Negras. Trata-se de 14 pinturas que refletem o quão perturbado estava o artista, com elas tendo sido feitas como murais nas paredes da casa de dois andares em que morava.

Impactado pela guerra, ele se distanciou das pessoas e passou a temer recaídas pelas doenças que o afetaram no passado. Tudo isso o levou àquelas sombrias e assustadoras pinturas, cujos nomes só foram dados anos depois por historiadores. Entre elas está uma das obras mais conhecidas de Goya, a Saturno Devorando um Filho.

Saturno Devorando um Filho (Crédito: Francisco de Goya/Domínio Público)

Retiradas das paredes e levadas para telas, hoje as Pinturas Negras estão expostas no Museo del Prado, em Madrid, sendo que a intenção de Goya era de que elas nunca fossem exibidas ao público. Ele morreu em 1828 aos 82, após ter sofrido um AVC que o deixou com o lado direito do corpo paralisado e com problemas de visão.

Sua história foi contada em vários filmes, sendo os mais famosos o Goya, de Carlos Saura e Sombras de Goya, de Milos Forman, além de um documentário sobre como os problemas mentais impactaram sua obra, o Goya: Crazy Like a Genius. Já entre os pintores influenciados pelo espanhol, podemos citar Pablo Picasso e Salvador Dalí.

Quanto ao Impasto, o jogo pode ser obtido gratuitamente no Steam, sendo um ótimo exemplo de como os videogames podem buscar inspiração nos grandes mestres da pintura. Também vale mencionar que o título se refere a uma técnica em que a tinta é espalhada de forma espessa na tela ou mural, deixando visíveis as marcas do objeto utilizado para pintar, como pincel ou espátula. Bastante utilizada por Francisco de Goya, o impasto tem como objetivo adicionar textura, relevo e profundidade à obra.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários