Meio Bit » Games » Troféus e o renascimento dos clássicos do PlayStation

Troféus e o renascimento dos clássicos do PlayStation

Após o Bend Studio revelar que o Syphon Filter terá suporte a troféus, será o recurso suficiente para nos fazer encarar alguns datados jogos do PlayStation?

2 anos atrás

Em 2021 a Sony deixou muitos fãs empolgados ao pedir o registro de uma patente que falava sobre um sistema que adicionaria troféus a jogos lançados para o primeiro PlayStation. Apesar desse tipo de registro muitas vezes não dar em nada, a chegada dos clássicos à PS Plus fez o rumor renascer e agora sabemos que as “façanhas” serão realmente implementadas — pelo menos em alguns títulos.

Crédito: Divulgação/Bend Studio

A novidade foi confirmada no Twitter pelo pessoal da Bend Studio, desenvolvedora que na virada do milênio conquistou muitos admiradores por uma série que deixou saudade: Syphon Filter. Ela nos colocava na pele de Gabe Logan, um agente especial que precisava enfrentar um terrorista alemão. Misturando sequências stealth, muito tiroteio e alguns quebra-cabeças, o jogo se tornou um dos símbolos do primeiro console da Sony.

Por isso, não foi uma grande surpresa ver esse clássico na lista prévia dos títulos que serão disponibilizados aos assinantes da PlayStation Plus Premium/Deluxe. O que poucos acreditavam (eu incluso), era que os jogos daquele PlayStation poderiam contar com uma lista de troféus.

Quer dizer, até o momento em que esse texto estava sendo escrito, apenas o Syphon Filter teve o recurso anunciado, mas se tivesse que apostar, eu ficaria do lado daqueles que agora acham que todos os títulos do antigo videogame (disponíveis na PS Plus) contarão com o recurso.

Como a Sony não tem sido totalmente transparente em relação a essa nova etapa do seu serviço de assinatura, sendo que nem a lista completa de jogos oferecidos foi divulgada, nos resta especular. Nesse sentido, é possível que a fabricante tenha desenvolvido algum tipo de ferramenta que facilite a inclusão de troféus nos jogos de PlayStation, assim como é oferecido pelo site Retro Achievements. Nele, ao criarmos uma conta é possível desbloquear conquistas para vários títulos que estejam sendo executados via emuladores, incluindo 50 para o próprio Syphon Filter.

PlayStation Troféus

Crédito: Divulgação/Sony

Para muitas pessoas, esses desafios costumam servir como uma bela forma de incentivo, fazendo com que elas permaneçam no jogo até conseguir desbloquear tudo o que era possível. As conquistas (ou troféus) se tornaram tão importante nos games, que hoje as vemos nos consoles (você não, Nintendo Switch!) e até nos computadores, com serviços como o Steam ou a Epic Games Store os oferecendo.

No caso dos jogos mais antigos, talvez os troféus façam com que não só uma nova geração se interesse por eles, mas também aqueles que experimentaram aqueles títulos quando foram lançados.

Usando a criação da Bend Studio como exemplo, é fácil perceber que, assim como muitos títulos em 3D lançados para o primeiro PlayStation, visualmente ele também não envelheceu muito bem. Do “gingado” do protagonista enquanto corre até o pouco nível de detalhes nos cenários, tudo deixa claro se tratar de um jogo lançado numa época em que ainda estávamos muito longe do quase fotorrealismo de hoje em dia.

Logo, encarar um título como esse numa época em que temos gráficos muito mais bonitos não é uma tarefa para qualquer um. Mesmo com a Sony tendo citado que agora alguns dos clássicos rodarão com melhores taxas de frames e resoluções mais altas, não podemos esperar que um Syphon Filter apresente a qualidade de um Uncharted 4: A Thief’s End, por exemplo.

O provável é que quando essa leva de títulos for disponibilizada para o PlayStation 4 e PlayStation 5, eles apresentem algo parecido com o que é alcançado em emuladores. Quando executados dessa forma, o ganho em relação a versão origina é evidente, mas ainda assim, você está disposto a passar várias horas imerso num mundo virtual com tão pouca qualidade visual?

Longe de mim querer me posicionar contra os jogos antigos, mesmo porque sou um apaixonado pelos clássicos. Porém, é inegável que alguns deles não são tão agradáveis visualmente quanto outros e infelizmente esse é um problema que afeta (e muito) os que foram lançados nos primórdios do 3D.

É por isso que acredito que os troféus poderão dar uma sobrevida a muita coisa que apareceu no primeiro PlayStation, cabendo à Sony facilitar a vida daqueles que terão a missão de adicionar esses desafios. Além disso, também é importante que a empresa consiga nos oferecer uma lista bem mais interessante de jogos daquele console, pois o que foi mostrado pareceu muito fraco. Até agora, apenas esses jogos foram confirmados:

  • Ape Escape
  • Hot Shots Golf
  • I.Q. Intelligent Qube
  • Jumping Flash!
  • Syphon Filter
  • Super Stardust Portable
  • Mr. Driller
  • Tekken 2
  • Worms World Party
  • Worms Armageddon

Vai encarar? (Crédito: Reprodução/Mobygamesisreanimated/MobyGames)

Para aqueles que podem ser descritos como caçadores de troféus, não tenho dúvida de que encarar os antigos jogos será apenas mais uma tarefa em suas listas de platinas a conquistar. O que estou curioso para descobrir é se o recurso será suficiente para fazer com que o público também se sinta atraído por títulos visualmente tão ultrapassados.

Como nunca fui muito fã do Syphon Filter (muito menos dos outros jogos já revelados), não serão os troféus que me farão encarar o jogo do PlayStation até o fim. Agora, se a Sony nos “der” um Silent Hill, um Legacy of Kain: Soul Reaver, um Metal Gear Solid ou um Vagrant Story com suporte ao recurso, será um belo motivo para revisitar essas aventuras.

relacionados


Comentários