Emanuel Laguna 2 anos atrás
Para um console fazer sucesso em determinado mercado, basta conseguir estabelecer grande base instalada e software exclusivo com apelo popular. No caso do Japão, para fazer sucesso o console precisa fazer um esforço bem maior. Ser portátil até ajuda, mas aí o tal aparelho pode não ser capaz de rodar o lançamento multiplataforma do momento, o que explica parte do sucesso do Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin em manter o PS5 em evidência no arquipélago.
Antes de comentar o software, confiramos abaixo os dados detalhados das vendas de hardware da 10ª semana de 2022 (que foi de 14 a 20 de março) no arquipélago, segundo a Famitsu.
VENDAS DE HARDWARE NO JAPÃO (FAMITSU) | ||||
Plataforma | 9ª semana | a 10ª de 2022 | em 2022 | desde o lançamento |
Nintendo Switch | 98.246 unid | 85.497 unid | 1.067.884 unid | 24.193.311 unid |
PlayStation 5 | 16.286 unid | 16.968 unid | 192.031 unid | 1.270.012 unid |
Xbox Series X|S | 1.962 unid | 3.554 unid | 34.719 unid | 163.900 unid |
família PS4 | 16 unid | 10 unid | 134 unid | 9.395.102 unid |
linha 3DS | 461 unid | 287 unid | 4.448 unid | 24.588.905 unid |
·
Em franca queda no Japão, o console híbrido da Nintendo vendeu apenas 85 mil unidades na 10ª semana de 2022, quase 56 mil delas do modelo OLED. Duas semanas antes, o Switch ultrapassava as 100 mil unidades semanais. Desse jeito, parece que a Nintendo vai mesmo falir na Terra do Sol Nascente.
Enquanto a Nintendo nada de braçada em sua terra natal, a Microsoft vive cada pequena vitória no arquipélago. Mesmo com o Xbox One tendo sido um senhor fracasso, seus sucessores Xbox Series X|S têm tido um sucesso tímido… mas digno de nota.
Somente em 2022 os Xbox Series já venderam quase 35 mil consoles no Japão, quase um terço da base instalada total do Xbox One durante os 7 anos de vendas por lá. A relação entre a versão X e a S tem sido equilibrada, com o Series X tendo vendido 89 dos 164 mil consoles. Culpado? Provavelmente o Game Pass.
Na oitava semana de 2022, o PlayStation 5 vendeu 25 mil consoles no Japão. O responsável por tal ótimo número? A estreia do Gran Turismo 7 no arquipélago, jogo que vendeu quase 140 mil cópias físicas na semana de estreia, sendo mais da metade dessas cópias vendidas a versão do PS5. Duas semanas depois, o PS5 ainda consegue vender quase 17 mil consoles semanalmente graças ao mais recente lançamento, FFO.
Aliás, sobre a venda das cópias físicas dos jogos temos abaixo o Top 10 japonês da décima semana do ano. Sim, já saiu o Top 30 da Famitsu mas listar as dez primeiras posições já é suficiente para o foco do presente texto. Entre colchetes está a plataforma; entre parênteses ao final, a venda acumulada do título desde o lançamento japonês.
(14 a 20 de março de 2022, Famitsu)
Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin estreou no Japão com quase 47 mil cópias vendidas em seus três primeiros dias de vendas, sendo 29 mil da versão PS4. Como a base instalada do PS4 no Japão é quase sete vezes maior que a do PS5 naquele mercado, podemos dizer que o jogo proporcionalmente fez mais sucesso no PS5.
Retail launch of Final Fantasy Origins in Japan is among the worst for a Final Fanasy spin off, with only a couple of Wii games doing worse.
Its a poor launch in comparison to the NiOh games too, with less than half the launch of either NiOh game. pic.twitter.com/9ZjbMZQn3a
— Game Data Library (@GameDataLibrary) March 24, 2022
Sucesso relativo claro, pois comparado a outros spin-offs de Final Fantasy o SoP: FFO não chegou ao Top 20 de melhores estreias japonesas (considerando apenas a semana de lançamento) das franquias derivadas de FF. Em tal quesito a franquia Final Fantasy Tactics ainda reina absoluto, seguida de perto pela subfranquia derivada do Final Fantasy VII. É interessante notar na tabela acima que a 6ª e 7ª gerações não foram gentis com os spin-offs da franquia FF.
It‘s official: ELDEN RING has sold 12 million copies worldwidehttps://t.co/tISjIhP2bY pic.twitter.com/vCU0dCdgrj
— Nibel (@Nibellion) March 16, 2022
Tanto Gran Turismo 7 quanto Stranger of Paradise ainda não conseguiram bater a estrondosa estreia de Elden Ring, jogo multiplataforma que vendeu 278 mil cópias para os PlayStation 4 e 5 no arquipélago apenas na 6ª semana. Isso foi o dobro do que o Horizon Forbidden West conseguiu em um mês naquele mercado. O jogo da FromSoftware hoje soma mais de um milhão de cópias japonesas, somando as do Xbox e PC naquele país.
Graças a esses três lançamentos que impulsionaram o PlayStation, a Nintendo teve que se contentar com “apenas” seis jogos no Top 10 semanal japonês. O destino tem sido cruel com o pobre Nintendo Switch. Quem sabe um New Nintendo Switch Pro 2 não receba uma versão, um port bacana dos multiplataforma?
Agora sério: por maior que seja o sucesso do Switch inclusive no Japão, a falta dos multiplataforma que estão presentes no Xbox One/Series e PS4/PS5 começa a cobrar seu preço, ao deixar o Switch de fora de alguns dos principais lançamentos multiplataforma da nona geração.
ポッポー!
全国の社長の皆さんのおかげで、ついに…㊗🎊🍑🎊㊗
『桃太郎電鉄 ~昭和 平成 令和も定番!~』
累計販売本数350万本突破!
㊗🎊🚂🎊㊗本当にありがとうございます!!
これからも #桃鉄令和 をよろしくお願いいたします!🍑🚂https://t.co/LcNT3Xniui pic.twitter.com/Q8YDkbaBH1— 発売中!『桃太郎電鉄 ~昭和 平成 令和も定番!~』公式アカウント (@MOMOTETSU_Reiwa) March 22, 2022
Tudo bem que o (até agora) exclusivo Momotarō Dentetsu conseguiu a marca de 3,5 milhões de cópias vendidas apenas no Japão (quase 900 mil delas digitais) mas, por outro lado, oferecer jogos populares em outras plataformas no Switch via streaming não tem tido o efeito esperado. Isso considerando que estamos a falar de um mercado mundialmente conhecido pela internet rápida e disponível nos grandes centros urbanos.
Aparentemente a versão Cloud dos Kingdom Hearts foi um fiasco de vendas, assim como outros jogos que “rodam” no Switch por streaming. E o tio Laguna está a considerar apenas o mercado japonês, terra natal da BigN. Sim, a crise dos semicondutores continua, mas provavelmente sem ela a Nintendo já teria anunciado um sucessor?
Fonte: Famitsu (ranking), via Gematsu, NeoGAF e ResetEra.
Leia também: