Meio Bit » Games » Universal Unreal Unlocker: adicione Modo Foto a centenas jogos

Universal Unreal Unlocker: adicione Modo Foto a centenas jogos

Joga no PC e gosta de tirar fotos no mundos virtuais? Então conheça o Universal Unreal Unlocker, mod que adiciona um Modo Foto a centenas de títulos

2 anos e meio atrás

Para muitas pessoas este é um recurso que não passa de mera perfumaria, mas sempre que pego um jogo com uma direção artística que considero bonita, uma das primeiras coisas que faço é procurar por um Modo Foto. Pois foi o que fiz em dois dos últimos títulos que iniciei, o Deathloop e Tales of Arise, mas em ambos acabei frustrado ao descobrir que algo assim não estava disponível.

Modo Foto no The Ascent

The Ascent (Crédito: Reprodução/@FransBouma/Neon Giant)

Além de permitir que o jogador brinque de fotógrafo virtual, o Modo Foto ainda serve como uma bela ferramenta de propaganda gratuita para as desenvolvedoras. Porém, muitas delas parecem não se importar em implementar tal recurso e por isso ainda vemos muitos títulos chegarem às lojas sem nos oferecer uma ferramenta como esta.

A boa notícia é que no caso do PC a própria comunidade agiu para implementar o recurso. Isso aconteceu graças ao esforço de Frans “Otis_Inf” Bouma e o seu fantástico Universal Unreal Unlocker (UUU), um mod que permite que centenas de jogos criados com a Unreal Engine 4 possam ser fotografados por qualquer um.

Possibilitando que o usuário movimente a câmera livremente e remova a interface dos jogos suportados, isso já seria o suficiente para fazer desta uma ferramenta indispensável para qualquer pessoa que tenha sonhado com um Modo Foto em títulos que foram “esquecidos” pelos seus criadores. Mas ele vai além.

Ao usar o UUU será possível avançar alguns frames até o momento exato que nos renderá a foto perfeita. Ele também nos permitirá interromper e fotografar cenas não-interativas, algo que nem os modos oficiais costumam fazer e caso você prefira salvar a imagem com uma resolução maior que a do seu monitor, isso será possível graças a um recurso conhecido como hotsampling.

Tales of Arise (Crédito: Reprodução/Draven Redgrave/Bandai Namco)

O criador do Universal Unreal Unlocker ainda está implementando melhorias no seu Modo Foto, como por exemplo um sistema de iluminação que nos permite adicionar fontes de luz em tempo real. Com isso é possível tornar as cenas ainda mais bonitas e com uma aparência que seria impossível de ser alcançada de outra maneira.

Porém, de todas as possibilidades oferecidas pelo UUU, talvez a mais interessante seja aquela que nos permite fazer com que a câmera se mova por um caminho pré-determinado. Com ela é possível criar vídeos muito bacanas em alguns jogos, como o que pode ser visto abaixo. Nele temos uma breve viagem pela cidade do jogo The Ascent e tenho certeza de que a maioria das pessoas que o jogaram nunca imaginaram que o lugar fosse tão grande e detalhado.

Sendo de fácil instalação e configuração, o Universal Unreal Unlocker pode  ser encontrado neste link e para ter uma melhor noção das lindas imagens que podem ser feitas com ele, recomendo visitar o Hall of Framed. Nem tudo o que está lá foi feito com esta ferramenta, mas após olhar algumas dessas imagens, como não reconhecer a fotografia in-game como uma forma de arte?

Por falar nisso, há pessoas que levam o assunto muito a sério, como por exemplo Karl "Illsnapmatix" Smith, um sujeito que começou registrando situações no Grand Theft Auto V e hoje atua como uma espécie de fotojornalista em diversos títulos. Já outros preferem se reunir em grupos para expor seus “trabalhos”, com boa parte das fotos presentes neles sendo muito bonitas.

Kena: Bridge of Spirits (Crédito: Reprodução/@FransBouma/Ember Lab)

Eu mesmo gosto de compartilhar algumas imagens que faço nos jogos, seja no Twitter, seja na minha conta no Steam. Mesmo sem ter muito talento para fotos, acredito que esta seja uma boa maneira de registrar momentos marcantes que vi em alguns jogos e vez ou outra me pego revendo esses álbuns, quando viajo por experiências que aconteceram apenas em mundos virtuais.

O que não consigo entender é como algumas desenvolvedoras continuam ignorando o Modo Foto em seus jogos. Mesmo concordando que seja algo que nem todos aproveitam, trata-se de uma ferramenta que pode dar origem a bastante conteúdo interessante e que só tem a beneficiar os games.

O curioso é pensar que até as fabricantes de consoles já perceberam o interesse das pessoas em usar os jogos como um lugar a ser explorado para fotografias, com os aparelhos desde a oitava geração contando com a possibilidade de compartilhamento dessas imagens. Porém, para alguns estúdios (aparentemente) este é um campo que não merece a atenção de seus profissionais.

Fonte: Rock Paper Shotgun

relacionados


Comentários