Ronaldo Gogoni 3 anos atrás
Nesta quinta-feira (17), a LG lançou no Brasil o LG Velvet, seu mais recente celular intermediário premium. Focado em design e performance, o aparelho traz processador Snapdragon 845, 6 GB de RAM e conjunto de câmeras triplo na traseira, por um preço um tanto puxado.
A LG optou trazer a versão 4G/LTE para o Brasil, ao invés do equipado com o Snapdragon 765 que suporta 5G.
O LG Velvet é o primeiro produto de uma nova estratégia da fabricante sul-coreana, que aparentemente cansou de dar murro em ponta de faca com a linha G; segundo informes veiculados meses atrás, os planos consistiam em reposicionar a linha premium para a categoria intermediária premium, focando mais em design.
Isso serviria para conter o sangramento sem controle da divisão mobile da LG, enquanto busca atrair novos consumidores para seus produtos. Com isso em mente, é fato que o LG Velvet é um aparelho muito bonito, com um acabamento perolado na traseira e as câmeras imitando gotas de chuva.
A tela é um display OLED de 6,8 polegadas, com resolução Full HD+ (2.460 x 1.080 pixels), proporção 20,5:9, laterais curvas, bordas mínimas, notch em forma de gota e leitor de digitais óptico.
A câmera selfie é bem potente, com 16 megapixels, enquanto o kit traseiro traz uma Wide de 48 MP, uma Ultrawide de 120º e 8 MP e um sensor de profundidade de 5 MP; as câmeras possuem recursos de IA para eliminação de ruído e oferecem também o modo ASMR, introduzido originalmente no LG G8X ThinQ.
Por dentro temos o já manjado processador Snapdragon 845 da Qualcomm, suportando apenas 4G/LTE (nada de 5G), 6 GB de RAM e 128 GB de espaço interno, expansível via cartão microSD na bandeja híbrida (booo!).
A bateria conta com 4.300 mAh e suporte a carregamento rápido de até 15 W, e o aparelho traz certificações IP68, que garante proteção contra água e poeira, e militar MIL-STD-810G, de resistência a impactos, quedas, choques de temperatura, umidade e etc.; segundo a LG, o Velvet passou por 14 testes de estresse diferentes.
Por fim, o LG Velvet sai da caixa rodando o Android 10, devidamente customizado.
Na parte de acessórios, o LG Velvet é compatível com a Dual Screen, que adiciona uma segunda tela, assim como a presente no LG G8X ThinQ, e também suporta o uso de uma stylus para escrita e desenho direto na tela.
O LG Velvet está disponível na rede varejista a partir desta quinta-feira (17), pelo preço sugerido de R$ 4.299, um valor bastante puxado se comparado com produtos similares dos concorrentes.
A título de comparação, o Samsung Galaxy S10 Lite custa R$ 3.999 e traz um processador Snapdragon 855, enquanto o Apple iPhone XR sai pelo mesmo preço.
É possível que a LG esteja focando mais nas características premium do aparelho, como o design e detalhes na tela OLED, ao invés de posiciona-lo mais próximo dos demais celulares intermediários.
De qualquer forma, como é de costume com produtos da LG, o preço do Velvet deve cair bastante em breve; já a Dual Screen e a stylus não têm previsão de lançamento no Brasil, nem preços definidos.