Ronaldo Gogoni 3 anos atrás
A LG estaria pensando em fazer algumas mudanças em seus smartphones: Segundo fontes próximas à empresa sul-coreana, sua linha de dispositivos passará por uma reformulação de nomenclatura, onde a marca G seria movida para modelos intermediários, além de mudar de nome, podendo estampar um uma marca clássica.
Os primeiros indícios de que mudanças estão a caminho surgiram na semana passada, quando o site sul-coreano Naver reportou que a empresa pretende distanciar as linhas G e V o máximo possível.
Com a nova estratégia, celulares como o LG V60 ThinQ e sucessores passariam a ser modelos de ponta, enquanto que o futuro LG G9, que pode vir equipado com o Snapdragon 765G, e posteriores seriam reposicionados como intermediários premium.
A distribuição também seria repensada, com a linha V sendo voltada a mercados de ponta, como os Estados Unidos, e a linha G para países em desenvolvimento, como Brasil, além da própria Coreia do Sul. Isso nem faz muita diferença para nós, já que apenas o LG V35 ThinQ foi lançado por estas bandas e temos histórico de lançamentos capados, como o LG G5 SE e mais recentemente, o LG G8S ThinQ.
No entanto, isso seria apenas parte dos planos. Segundo novas informações, a companhia pretende abandonar de vez a marca G, introduzida no LG Optimus G em 2012 e referência de seus flagships desde então, por uma abordagem mais personalizada: as fontes apontam que a linha passaria a trazer nomes próprios, "focados no design ou características individuais de cada aparelho".
Um dos rumores aponta inclusive a retomada de uma marca clássica: a Chocolate, usada em uma família de feature phones de meados dos anos 2000, focados principalmente no design. Tais gadgets fizeram bastante sucesso antes dos smartphones dominarem o mercado.
A decisão de mudar o nome e posicionamento da linha G não foi exatamente tornada pública pela LG, mas a companhia não confirma nem nega suas intenções. Ao falar para o site Android Authority, Ken Hong, líder global de comunicações da companhia, deu uma espetada nas notícias divulgadas pelos sites locais:
"Há muitas ideias sendo discutidas, e quando for o momento de anunciarmos nossa estratégia, o público será informado diretamente por nós (a LG), e não pela mídia coreana".
Mais recentemente, um porta-voz enviou a seguinte nota ao site 9to5Google, basicamente entregando que mudanças estão de fato a caminho:
"Por oito gerações, a LG Série G levou tecnologias de ponta aos consumidores ao redor do mundo. De câmeras com Grande Angular a displays flexíveis, de áudio de alta fidelidade a displays de 1440p, a Série G tem permanecido à frente da inovação em smartphones desde 2012. Estamos ansiosos para compartilhar mais detalhes em breve."
Considerando que a divisão mobile da LG sangra sem controle a anos, talvez "fazer a Motorola" e focar em modelos intermediários, com preços competitivos e minimamente atraentes seja a melhor decisão, mas só teremos certeza dos planos da companhia num futuro próximo.
Com informações: The Korea Herald, Naver (em coreano), 9to5Google