Ronaldo Gogoni 3 anos atrás
O LG G8X ThinQ é o atual celular premium da companhia sul-coreana, que se destaca por suas duas telas e design dobrável, para fazer frente a soluções da Samsung, Motorola e outros fabricantes com displays flexíveis. Porém ele conta com outro elemento, um modo ASMR para a captação de áudio puro, para os famosos vídeos com experiências sensorias que permeiam o YouTube.
Por quê? A resposta curta oficial vai na onda do Espírito Hacker, "porque podia ser feito", mas nada é tão simples.
Não é segredo para ninguém que a LG perdeu o bonde do Android, ficando bem para trás na mente do público em relação a marcas como Samsung, Motorola, Google Pixel, Huawei e Xiaomi, entre outras. A empresa pagou o preço de decisões passadas questionáveis, como o capado LG G5 SE, ou o LG G6 chegar com um hardware de um ano de idade, e constantes reestruturações da divisão mobile, que deixou toda equipe mais perdida que cachorro em dia de mudança.
Por isso mesmo, o LG G8X ThinQ surpreende: embora caro (R$ 5.999), ele traz um hardware de primeira e atual, e uma ideia muito boa para a febre dos celulares dobráveis, ao apostar no design de duas telas consagrado pelos portáteis Nintendo DS e 3DS, um form factor que o usuário conhece e aprova.
Isso posto, a LG também precisa oferecer "algo a mais" para se destacar da concorrência, o que nos leva ao tal modo ASMR.
Em um vídeo ASMR, como os vários que existem no YouTube, o interlocutor usa jogos de interpretação (role play), simulando uma conversa, falando baixo e calmamente, passando uma sensação de cuidado e intimidade, para fazer o ouvinte relaxar. A ideia é causar sensações de bem-estar, que vai desde sussurros a sons diversos (sinetas, plástico sendo amassado, etc.). Nisso, o uso de um microfone adequado (os binaurais são os mais indicados) é essencial.
É aí que entra a LG. Segundo a fabricante, foram necessários 6 meses de testes com gravações dos mais diversos tipos de sons, para refinar a sensitividade dos microfones do G8X ThinQ a tal ponto, que com o modo ASMR ativo, ele seja capaz de realizar a gravação sonora mais fiel possível; depois, algoritmos são aplicados para remover todo tipo de ruído estranho, e o resultado é um áudio 100% puro.
A LG usou YouTubers de ASMR da Coreia do Sul como consultores, para que eles atestassem a qualidade do recurso; a empresa garante que o G8X ThinQ não apenas é o único celular do mercado capaz de gravar esse tipo de áudio, e com a mesma qualidade de um microfone binaural, como bate na mesa afirmando que o aparelho entrega a melhor qualidade de gravação sonora jamais ouvida em um smartphone.
Claro que é um caso de ver para crer, ou sendo mais preciso, ouvir para crer. No mais, a LG sabe que vídeos ASMR são extremamente populares, e fornecer um aparelho capaz de facilitar a gravação (microfones binaurais de qualidade costumam ser bem caros) é um meio de conquistar mais consumidores. Talvez a estratégia de "comer pelas beiradas" seja a melhor para os coreanos, do que bater de frente com a concorrência e só levar paulada.
Com informações: LG.