Meio Bit » Games » Jogue o Half-Life: Alyx mesmo sem ter um HMD

Jogue o Half-Life: Alyx mesmo sem ter um HMD

Quer jogar o Half-Life: Alyx, mas não tem um equipamento de realidade virtual? Pois um mod agora permite que o FPS seja encarado apenas com teclado e mouse

4 anos atrás

Sendo até o momento o segundo jogo melhor avaliado do ano, o Half-Life: Alyx tem sido apontado por muita gente como o título que realmente mostrou como a realidade virtual pode ser divertida. O problema é que nem todos possuem um Head Mounted Display (HMD) e por isso estão sem poder experimentar o game. Ou melhor, estavam.

Half-Life: Alyx

Como a criação de mods para jogos de PC é algo comum, a própria Valve já havia admitido que seria uma questão de tempo até que alguém fizesse o Half-Life: Alyx rodar sem termos um equipamento de realidade virtual. Isso realmente não demorou para acontecer, porém de forma um tanto limitada, mas agora podemos jogar todo a campanha do FPS usando apenas um monitor, um teclado e um mouse.

Batizado com o nome Driver e disponível nesta página do GitHub, utilizar esta modificação pode ser um processo um tanto intimidador, afinal será preciso remapear todos os botões dos controles com sensores de movimentos, mas felizmente há instruções de como fazer isso e até um vídeo bem detalhado, que pode ser visto abaixo.

No entanto, é preciso que aqueles que quiserem jogar desta maneira saibam que haverá uma grande limitação na jogabilidade. Isso porque o Half-Life: Alyx foi desenvolvido tendo os movimentos das mãos do jogador como foco, com diversos trechos exigindo uma precisão que é quase impossível de ser alcançada sem um sensor de movimentos. Por isso o criador do mod deixou um passo-a-passo para facilitar (pelo menos um pouco) as nossas vidas durante esses momentos.

[Jogar sem os sensores] será uma maneira muito nítida de ver todas as coisas que conseguimos com a mudança para a RV,declarou o game designer Robin Walker. “Se as pessoas jogarem assim e disseram que é tão bom [quanto com RV], isso me ensinará muito. Eu perceberei que estava errado e que não fizemos tanto quanto pensávamos, e eu adoro saber quando estou errado.”

Ou seja, justamente por ser um título onde a jogabilidade se escora tanto nos movimentos das mãos da protagonista, é óbvio que encará-lo desta maneira fará com que grande parte da experiência seja perdida. Sejamos francos, este mod é uma gambiarra que serve para permitir que qualquer pessoa possa conhecer a última criação da Valve, mas fico me perguntando se realmente vale o sacrifício.

Assim como alguns jogos da Nintendo se tornaram tão adorados por fazerem um uso brilhante dos hardwares em que estavam disponível, penso que o mesmo vale para o Half-Life: Alyx e confesso que por isso ainda não tive coragem de dar uma chance ao título usando um mod como este.

Levando em consideração os vídeos publicados pelo criador do mod, especialmente aqueles que mostram as partes mais afetadas pela falta de um sensor de movimentos, a sensação que tenho é de que não terei uma boa experiência se não encarar o jogo da maneira como deveria. E como disse Reggie Fils-Aimé certa vez, “jogo [deveria ser] diversão. Se não for diversão, por que se incomodar?

Fonte: PCGamer

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários