Meio Bit » Internet » Google recomenda: troque o Microsoft Edge pelo Chrome

Google recomenda: troque o Microsoft Edge pelo Chrome

Google exibe anúncios em seus serviços para usuários do Microsoft Edge, na esperança de fazê-los migrar para o Google Chrome

4 anos atrás

Um ano depois da Microsoft lançar anúncios promovendo o Edge, para que o usuário não o trocasse pelo Google Chrome ou Mozilla Firefox, o Google adota a estratégia "chumbo trocado não dói": a companhia começou a exibir notificações em seus serviços através do navegador do Windows 10, promovendo sua própria solução.

Google Chrome, Microsoft Edge logos

O Google e a Microsoft mantém uma relação de "Amigas e Rivais" nos últimos tempos, principalmente no que diz respeito ao mercado de navegadores: o Chrome domina o mercado com mais de 90% de participação, o Internet Explorer e seu sucessor Edge respondem por uma porcentagem ínfima, o que explica o comportamento de Redmond em proteger a prata da casa.

Ainda assim, a estratégia dos "begwares" (anúncios do Windows 10 que tentavam convencer o usuário a não trocar o Edge por outro navegador) pegou muito mal, e posteriormente ela foi abandonada. A Microsoft então, no melhor estilo "se não pode vencê-los..." decidiu modificar seu browser, passando a usar o motor Chromium de código aberto, o mesmo do Chrome.

A estratégia em teoria é benéfica a ambas as partes: a Microsoft trocou o antigo Edge por um motor amplamente usado pela comunidade, enquanto o Google recebeu extensas contribuições do time de desenvolvedores de Mountain View. Até janeiro, o Chromium já havia recebido mais de 1.600 contribuições de código, incluindo melhor gerenciamento de abas (já implementado na versão Canary) e sugestões sobre o gerenciamento de energia.

A Microsoft poderia até mesmo corrigir o consumo de memória desenfreado do Chrome, algo em que o novo Edge já é bem mais comportado, mas divago; de qualquer forma, o Google aceita a contribuição de bom grado, mas as coisas são o que são, e o navegador da Microsoft ainda é rival do seu próprio.

Notificação no Microsoft Edge sugerindo o Google Chrome

Notificação no Microsoft Edge sugerindo o Google Chrome

Conforme notado pelos sites Techdows e MSPoweruser, nos últimos dias o Google começou a exibir notificações a usuários do Microsoft Edge (incluindo quem já recebeu o Edge Chromium), centradas em seus próprios serviços, como Google Search e Google News, sugerindo a migração para o Chrome e oferecendo recursos extras, como acesso a documentos no modo offline, proteções contra malwares e "anúncios chatos". ¯\_(ツ)_/¯

Outros serviços, como Google Translate e Google News também estão exibindo anúncios semelhantes, sempre oferecendo vantagens de acordo com o contexto de cada site, como tradução embutida na barra de navegação. A meta é claramente depreciar o Edge, independente dele usar o Chromium ou da Microsoft colaborar com a otimização de código de seu próprio navegador.

O curioso dessa história é que a estratégia tem como alvo exclusivamente o Microsoft Edge, visto que os anúncios não aparecem em outros navegadores também movidos pelo Chromium, como o Opera, nem em browsers de concorrentes mais diretos, como Firefox ou Safari.

É provável que Mountain View não queira permitir que o navegador da Microsoft, que já vem embutido no Windows 10 se torne uma solução suficiente para o usuário médio, para não permitir um revival da época em que o "ezinho da internet" (agora vai ser a "ondinha") era sinônimo de acessar a internet para muita gente, e consequentemente, acabe perdendo mercado.

Em última análise, se o Google está se dando a esse trabalho, talvez o novo Edge movido a Chromium seja de fato uma opção de navegador interessante, como a muito não se via vindo da Microsoft.

Com informações: Techdows, MSPoweruser, 9to5Google.

relacionados


Comentários