Meio Bit » Ciência » Palacete em São Paulo vai virar centro cultural tecnológico

Palacete em São Paulo vai virar centro cultural tecnológico

Antigo palacete Franco de Mello, na Avenida Paulista, será convertido em centro cultural voltado à ciência e tecnologia

4 anos atrás

O palacete Franco de Mello, último imóvel restante do primeiro loteamento da Avenida Paulista, será convertido em um museu e centro cultural voltado à ciência e tecnologia. Centro de uma disputa que durou quase três décadas, o casarão abrigará exposições e oficinas nos moldes do laboratório interativo Exploratorium de San Francisco, nos Estados Unidos.

Palacete Franco de Mello / centro cultural

Palacete Franco de Mello (Crédito: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo)

Construído em 1905, o palacete localizado no número 1.919 da principal avenida da capital paulista foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo) em 1992.

Desde então, o imóvel se tornou o pivô de uma disputa judicial, travada entre os herdeiros do barão do café Joaquim Franco de Mello, que buscavam o pagamento de uma indenização e reclamavam por não poder reformar o prédio, que se deteriorou nos últimos 27 anos (ele só foi desocupado meses atrás), e o governo do estado, que contestava os valores e ao mesmo tempo, não pretendia ele próprio bancar a restauração.

A briga teve fim em junho, quando o governo anunciou que assumiria a gestão do palacete e, a partir daí, passou a buscar propostas junto à iniciativa privada para decidir o que fazer com o prédio. Originalmente, a ideia era abrigar o Museu da Diversidade LGBT, proposta anunciada ainda na gestão Geraldo Alckmin em 2014. No entanto, o atual governador João Doria desistiu da iniciativa.

Agora, o governo do estado anunciou uma parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e o Sesi-SP (Serviço Social da Indústria), para a instalação de um centro cultural com foco em pesquisa e tecnologia. A concessão do imóvel tem duração prevista de 35 anos e as instituições ficarão encarregadas do restauro e adequações do local, com supervisão dos órgãos de patrimônio. Há planos para a construção de um anexo, totalizando uma área de 5.000 m².

Palacete Franco de Mello / centro cultural

Detalhe do interior: características originais do imóvel tombado serão mantidas (Crédito: Folha)

O espaço, ainda sem um nome definido, deverá receber atividades de formação e capacitação para empreendedores e startups, além de e exposições de arte e tecnologia, seguindo os moldes do Exploratorium, laboratório e museu tecnológico que, desde 1969, se dedica à descoberta e experimentação científicas.

O espaço também deverá manter toda a estrutura original (um anexo será construído) e expor mobiliário do início do século XX. Segundo Doria, que confirmou a parceria junto a Robson Braga, presidente da CNI no sábado (23), o projeto conta com o apoio de instituições norte-americanas, como a Smithsonian Institution e o próprio Exploratorium.

De acordo com o governo do estado, a previsão é que as atividades do novo espaço cultural da cidade tenham início em junho de 2020.

Com informações: G1

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários