Meio Bit » Hardware » Aleluia: Google e Amazon vão liberar streaming nos seus respectivos dispositivos.

Aleluia: Google e Amazon vão liberar streaming nos seus respectivos dispositivos.

5 anos atrás

Muita gente se espanta quando falo que não tenho uma Smart TV. Minha televisão é no máximo esforçada, mas muito amada. Não tem toneladas de conectividade nem um monte de apps programadas pelo estagiário e que de qualquer forma vão ser descontinuadas em seis meses. Mesmo assim ela não deixa nada a dever a aparelhos bem mais caros, graças ao Chromecast.

Com o Chromecast eu transmito para a TV vídeos do YouTube, vídeos locais, faço espelhamento de browser, tanto de iOS, Android quanto do PC. É um dispositivo maravilhosamente simples de configurar, você esquece que ele está ali. AH sim, funciona com a Netflix também, claro.

Ele só tem um problema: Não funciona com a Amazon Prime, o que impossibilita ver na tela grande os três retardados do Grand Tour.

Para isso você precisa do Amazon Fire Stick, um equipamento mais complexo e completo que o Chromecast, com direito a controle remoto.

Só que aí você não vai conseguir acessar (facilmente) o YouTube, terá que usar um browser no FireStick.

Essa antipatia mútua tem um motivo: As duas empresas, Google e Amazon querem que você assine o serviço deles e nada mais, dar acesso à concorrência não é uma atitude encorajada. O efeito final é um monte de usuários insatisfeitos, hardware subutilizado e a Locadora do Paulo Coelho recebendo mais e mais visitas, já que o bom e velho piratex funciona em qualquer lugar.

É fato comprovado que essa balcanização de serviços de streaming aumentou a pirataria, depois que esta foi reduzida pelos... serviços de streaming. É um caso onde muita oferta não é necessariamente bom.

Agora o mercado vai sofrer uma senhora sacudida com a entrada da Disney, que está cancelando séries, removendo filmes do catálogo de outros serviços e quando o Disney+ entrar em operação vai atropelar como um trator todo mundo no caminho.

Talvez por isso Amazon e Google tenham chegado a um acordo de paz, um pacto de não-agressão.

Conteúdo de ambos poderá ser acesso no Fire TV Stick, no Chomecast e em Android TVs.

Pode parecer incoerente depois de tanta briga e pirraça ambos fazerem as pazes assim, mas é apenas uma decisão pragmática, o inimigo do meu inimigo é meu amigo, essas coisas. Não deu muito certo pro Pacto Molotov–Ribbentrop mas essa é outra história...

Fonte: Fortune

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários