Meio Bit » Hardware » ASUS ROG Mothership, um Surface Pro para gamers

ASUS ROG Mothership, um Surface Pro para gamers

ASUS apresenta um curioso notebook gamer híbrido, com teclado destacável mas poderoso; ROG Mothership vem com Intel Core i9 e RTX 2080

5 anos atrás

A ASUS apresentou nesta segunda-feira (07) um conceito interessante: o ROG Mothership, um notebook híbrido, semelhante ao Microsoft Surface, mas com especificações que atendem a um público bastante exigente público.

O produto, bastante interessante conta com processador Intel Core i9, chip gráfico RTX 2080 da nVidia, teclado destacável e uma tela de 17,3 polegadas, com taxa de atualização de 144 Hz.

ASUS ROG Mothership

A ideia por trás do ROG Mothership foi resolver um problema comum a todos os notebooks gamers, o de aquecimento. Com o processador e a GPU posicionados abaixo do teclado, os usuários ficam sujeitos ao calor dissipado por ambos enquanto digitam. Foi pensando nisso que a Samsung, por exemplo bolou o design curioso do Odyssey Z.

A ASUS, por sua vez resolveu o problema mudando os componentes de lugar, de maneira similar ao que já temos em híbridos 2 em 1, ou com o Microsoft Surface. Os principais componentes ficam atrás da tela, e o corpo principal conta com um sistema de ventilação com duas ventoinhas, que puxam o ar frio pelas laterais e expulsam o quente pela parte superior.

Segundo a fabricante, esse design garante que o usuário não terá que lidar com altas temperaturas enquanto usa o ROG Starship; no caso de poeira e partículas entrando no sistema de refrigeração, elas são coletadas por túneis específicos e ejetadas.

ASUS ROG Mothership

Este curioso notebook gamer híbrido conta com um case de alumínio e um design interno especial, para evitar que o calor do processador e GPU afetem a tela: um sistema de transferência térmica usa oito tubos, lugados às bordas e à CPU, GPU, memória gráfica e ao VRM, o módulo regulador de tensão. Fecham o conjunto quatro dissipadores de calor nas bordas,  revestidos com 375 aletas de cobre bem finas.

Na parte da performance, o ROG Mothership é equipado com o Core i9-8950HK da Intel e tão somente, e com o overclock ativo de fábrica. O clock padrão do processador é de 2,9 GHz, mas com o TurboBoost ligado, ele atinge a marca de 4,8 GHz. Por essas e outras que o sistema de refrigeração precisa mesmo ser bem parrudo.

ASUS ROG Mothership

A GPU é uma RTX 2080 da nVidia, com 8 GB de memória GDDR6, e o notebook possui suporte para até 64 GB de RAM DDR4 a 2.666 MHz. Uma parte curiosa foi a decisão da ASUS de oferecer três SSDs de 512 GB em RAID 0, sendo dois deles ligados diretamente à CPU ao invés do chipset. Com isso, as velocidades chegam a picos de 8.700 MB/s. Todos possuem revestimento anti-aquecimento.

Sobre a tela, a ASUS preferiu não usar resoluções muito altas, e instalou um display IPS de 17,3 polegadas Full HD, mas com recursos mais interessantes para os gamers: taxa de atualização de 144 Hz, tempo de resposta de 3 ms, 100% de gama sRGB e compatível com as tecnologias Optimus e G-SYNC, da nVidia.

O teclado, no entanto é a parte que mais chama a atenção: ele pode ser conectado magneticamente ao ROG Mothership, ou ser dobrado ao meio e usado de forma separada. Ele pode se comunicar tanto por rede sem fio de baixa latência, ou fisicamente, através de um cabo USB-C.

ASUS ROG Mothership

As teclas possuem retroiluminação RGB independente, logo o usuário pode colorir cada uma da forma que quiser, e o touchpad à direita pode ser utilizado como um teclado numérico, com as teclas sendo projetadas. Já o kickstand pode ser ajustado em diversas posições, desde mais em pé como mais deitado, e é acionado automaticamente ao apoiar  o gadget em uma superfície. Assim, o usuário pode ajustar a altura com uma só mão.

Na parte das portas, temos quatro USB-A 3.1 (uma energizada), uma USB-C 3.1 com Thunderbolt 3, uma USB-C 3.1 com VirtualLink, uma saída HDMI 2.0, duas portas P2, uma para microfone e outra para combo com headsets de 3,5 mm, uma porta Ethernet Gigabit e um leitor de cartões SD.

Por fim, os alto-falantes contam com 16 W de potência e um amplificador inteligente, e a webcam Full HD possui filtros anti-ruído e compatibilidade com Windows Hello. A ASUS não informou a capacidade da bateria.

Preço e disponibilidade

O ASUS ROG Mothership GZ700 será lançado apenas no segundo trimestre, e provavelmente será exibido em ação na Computex 2019, que será realizada entre os dias 28 de maio e 1º de junho em Taipei. A fabricante não especificou preços, mas é evidente que ele não será nada barato.

As chances de que ele seja lançado no Brasil são mínimas, assim como aconteceu com outros produtos da linha ASUS ROG; no geral, por aqui só chegam placas-mãe e mouses.

Com informações: ASUS.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários