Meio Bit » Entretenimento » Black Mirror: Bandersnatch – Filme interativo pode ser inspirado em velho game

Black Mirror: Bandersnatch – Filme interativo pode ser inspirado em velho game

Primeiro filme de Black Mirror estreia no dia 28 deste mês e terá 312 minutos de conteúdo interativo

5 anos atrás

Lembra quando eu falei aqui que Black Mirror iria ganhar um episódio interativo, e até fiz uma brincadeira com Você Decide, aquele velho programa da Globo que tinha o final escolhido pelos telespectadores através do telefone e fez muito sucesso nos anos 90? Pois é, no final das contas não era um episódio, e sim um filme, que vai se chamar Black Mirror: Bandersnatch.

Black Mirror: Bandersnatch é o nome do filme interativo que estreia dia 28 deste mês.

Apesar do filme ter oficialmente cerca de 1 hora e meia de duração, segundo as informações vazadas, o conteúdo interativo conta com 312 minutos, ou seja, quem gosta de Black Mirror terá um total de 5 horas e 20 minutos para explorar. Pelo visto, serão vários os caminhos possíveis que poderão ser seguidos pelos assinantes da Netflix.

O nome Bandersnatch vem de uma criatura criada pelo mestre Lewis Carrol em 1872 em Alice Através do Espelho e que também aparece no poema A Caça ao Snark, de 1874, mas esse primeiro filme de Black Mirror não deve ter ligação com esse animal fantástico e fictício.

A história do filme interativo se passa em 1984, e a produção chegou a recriar várias lojas de Londres nos anos 80 para dar o clima de Black Mirror: Bandersnatch. Em uma sinopse não-confirmada pela Netflix (como aliás nenhuma destas informações sobre o novo filme), surgiu uma dica do que será a trama de Bandersnatch: “um jovem programador que transforma um livro de fantasia em um jogo. Logo, a realidade e o mundo virtual são misturados e começam a criar confusão.”

Boatos dizem que o episódio pode ser inspirado no desenvolvimento do jogo Bandersnatch da Imagine Games, que acabou nunca sendo lançado com este nome. Estas imagens mostram anúncios do jogo nos anos 80.

Essa suposta sinopse confirmaria o boato de que o filme será inspirado no jogo Bandersnatch, que estava sendo desenvolvido para o Commodore 64 pela empresa britânica Imagine Software como parte de uma série chamada Mega Games, e chegou a ser divulgado na imprensa em vários anúncios sempre ao lado do jogo Psyclapse (ver imagem acima).

A proposta da série Mega Games era bem ambiciosa, os jogos seriam lançados com um hardware adicional que aumentaria a capacidade dos sistemas, e também serviria para coibir a pirataria dos games, mas tudo deu errado quando a Imagine Games subiu no telhado. Vale destacar que a Imagine Software faz parte da história dos games, já que eles foram os criadores do primeiro jogo de estratégia em tempo real a ser lançado, Stonkers, em 1983, como você pode ler aqui no MB neste post do Marcellus publicado uns 10 anos atrás.

Bandersnatch acabou nunca sendo lançado pela falência da empresa de Liverpool, mas chegou ao mercado em 1986 com outro nome, Brataccas, que apesar da alta expectativa, tinha vários problemas com os controles. Ele foi o primeiro game da Psygnosois Limited, empresa que foi formada das cinzas da extinta Imagine, e que veio a ter como maior sucesso o game Lemmings, cuja primeira versão foi lançada em 1991.

Como sempre, Charlie Brooker adora usar e abusar de easter eggs em Black Mirror, assim os nomes Bandersnatch e Psyclapse apareceram na capa de uma revista de games no episódio Playtime, da terceira temporada, vários anos atrás.

Will Poulter, Fionn Whitehead e Asim Chaudhry estão no filme interativo Black Mirror: Bandersnatch

No elenco de Black Mirror: Bandersnatch estão confirmados Fionn Whitehead (Dunkirk), Will Poulter (Maze Runner e O Regresso) e Asim Chaudhry (da série People Just Do Nothing da BBC). O diretor é David Slade, o mesmo do episódio Metalhead, da última temporada de Black Mirror, que tem na carreira três episódios da primeira temporada de Deuses Americanos, cinco episódios de Hannibal e até mesmo um de Breaking Bad.

O filme interativo de Black Mirror estará disponível no dia 28 deste mês. Clique aqui para adicionar Black Mirror: Bandersnatch na sua lista do Netflix.

Atualização: A Netflix divulgou o trailer de Black Mirror: Bandersnatch, que confirma a trama do desenvolvimento do jogo.

https://youtu.be/rnrCdi53G7A

 

relacionados


Comentários