Meio Bit » Entretenimento » Vídeos de bastidores e mistérios de Black Mirror: Bandersnatch

Vídeos de bastidores e mistérios de Black Mirror: Bandersnatch

Black Mirror: Bandersnatch continua chamando a atenção, com vídeos de bastidores e uma cena com um easter egg

5 anos atrás

A Netflix divulgou essa semana dois vídeos sobre os bastidores de Black Mirror: Bandersnatch, um mais técnico, mostrando os desafios por trás da produção e filmagens, e o outro voltado para os consumidores, apresentando a mecânica básica do jogo interativo. No final do post também falo sobre uma cena que traz um easter egg, com instruções pra chegar lá.

O primeiro vídeo mostra um pouco mais sobre o processo de gravar o filme interativo, incluindo os desafios que eles tiveram que superar pra que cada uma das versões fosse consistente com as mudanças feitas pelas decisões dos espectadores. O outro vídeo é um featurette para consumidores, apresentando o formato e a mecânica básica do game, com entrevistas com os atores.

Todd Yellin, que é vice-presidente de produto da Netflix, conta no vídeo que parte do entusiasmo de trabalhar na Netflix é ter que constantemente inventar o que é TV na internet. Ele também diz como foi o processo de adaptar e transformar a mecânica dos jogos interativos que eles estavam criando para crianças em um conteúdo apropriado para adultos.

O criador de Black Mirror Charlie Brooker conta que a princípio recusou a oferta de criar algo interativo, mas depois teve uma ideia que poderia ser aproveitada. O diretor do filme David Slade também fala sobre como o roteiro continuava a ser refinado o tempo inteiro, e no processo ia crescendo, e o editor Tony Kearns conta que Bandersnatch foi o maior desafio da sua carreira.

A maior responsável por não deixar o caldo entornar foi Marilyn Kirby, supervisora do roteiro, que tinha que acompanhar todas as linhas do tempo e ver se elas estavam fazendo sentido entre si.

Pra quem quiser ver o outro vídeo, ele é mais básico, apresentando o filme para quem ainda não conhece (ou quem sabe ainda não entendeu) o conceito por trás de Black Mirror: Bandersnatch.

O outro vídeo é mais básico, e foi feito para apresentar o conceito básico de um filme interativo como Black Mirror: Bandersnatch.

Cena mostra a fita com a demo de Bandersnatch

Além desses vídeos, existem outras coisas interessantes que valem citarmos aqui. Outro dia foi descoberta uma cena que traz um easter egg interessante, um link para o site da Tuckersoft, empresa fictícia do filme interativo. Pra quem quiser fazer o caminho (meio tortuoso) pra chegar na tal cena, é só seguir as instruções no final deste post.

A cena mostra Stefan a caminho para a Tuckersoft pela primeira vez, no andar de cima do clássico ônibus vermelho de Londres, só que ao invés de propor a escolha entre Thompson Twins e Sweet Dreams (da compilação That's What I Call Music 2), dessa vez Stefan coloca no seu walkman uma outra fita, Bandersnatch Demo.

Durante a cena, toca um áudio que ao ser rodado em um emulador de um ZX Spectrum, revelou um código QR com o link da página da Tuckersoft. A página é traduzida para o português para nós visitantes brasileiros, e mostra a história da Tuckersoft, alguns anúncios de emprego e os jogos da empresa, incluindo o Bandersnatch, marcado como cancelado.

White Bear e Pig in a Poke são dois jogos da empresa de software fictícia Tuckersoft de Black Mirror: Bandersnatch

Um dos jogos mostrados é White Bear, uma referência direta ao episódio da segunda temporada, e que é tão importante para Bandersnatch, e o jogo Pig in a Poke também brinca com o primeiro episódio da temporada de estreia da série, The National Anthem.

Também é possível fazer o download e jogar o game Nohzdyve usando o emulador do ZX Spectrum. Esse é o jogo que Colin Ritman mostra pra Stefan na primeira visita dele a Tuckersoft. O nome é uma referência ao episódio Nosedive da terceira temporada de Black Mirror. Não duvido que entre os outros jogos estejam referências a episódios de Black Mirror, mesmo que eles ainda não tenham sido lançados.

Os easter eggs sempre foram importantes em Black Mirror. Lá no Reddit, a discussão sobre Bandersnatch continua rolando, então acredito que novas surpresas ainda poderão surgir. Por lá também é possível ver o mapa atualizado que mostra todas as opções que foram descobertas (pelo menos até agora).

Além das citações mais óbvias, como o símbolo do já citado episódio White Bear que não só em vários lugares, mas também simboliza a nossa escolha básica por trás da mecânica do filme interativo, existem outras referências que eu realmente não tinha reparado, como o artigo de uma revista que fala sobre a série Space Fleet, fazendo referência ao episódio USS Callister, o meu preferido da quarta temporada.

Também não tinha captado o detalhe que a psiquiatra de Stefan se chama Dra. Haynes, como Rolo Haynes, personagem do ótimo episódio Black Museum, que fechou a quarta temporada de Black Mirror.

Um dos finais alternativos de Black Mirror: Bandersnatch

Por falar na doutora, uma das coisas mais legais de Black Mirror: Bandersnatch é o seu uso da metalinguagem. Dois dos finais possíveis de Bandersnatch acontecem depois que tentamos explicar para Stefan o que é a Netflix, e como ela funciona, e vamos parar no divã novamente.

A partir daí, a opção óbvia é brigar com o pai e a psiquiatra, mas na outra, ele decide pular pela janela ao invés de partir pra confusão, o que acaba revelando uma equipe de filmagem ao redor do cenário do consultório, para desespero do personagem, que fica literalmente sem chão.

Ainda devo gravar um vídeo sobre o filme, mas depois de ter falado sobre o primeiro anúncio de um conteúdo interativo de Black Mirror, sobre as expectativas antes da estreia e também ter escrito uma resenha bem grande, prometo a vocês que esse é meu último post sobre Black Mirror: Bandersnatch, qualquer outra novidade ou descoberta eu vou colocar neste texto.

No final das contas, Black Mirror: Bandersnatch continua a me divertir, mesmo achando que poderia ser muito melhor e mais interativo. Confesso que estou bem ansioso pela estreia da quinta temporada na Netflix, que infelizmente ainda não qualquer previsão de data.

Pra quem tiver ficado curioso como eu sobre a cena do ônibus, segue abaixo o caminho das pedras para chegar na tal cena misteriosa, por cortesia do The Wrap. É possível chegar nesta cena por outros caminhos alternativos, mas nem todo final que Stefan escolhe ir com a mãe vai chegar neste resultado.

Sugar puffs
Thompson Twins
Aceitar
Aceitar
Voltar
Recusar
Sim
Não
Bermuda Triangle
Gritar com Pai
Consultar Dra. Haynes
Puxar a Orelha
Tomar
Seguir Colin
Sim
Stefan
Voltar
Colin
Jogar na Privada
Bater na Mesa
Pegar o Livro
PAC
Jogar Chá no Computador
P.A.C.S.
20541
Quem Está Aí?
Netflix
Tentar Explicar
Contar Mais
Sim, Cacete
Lutar Com Ela
Chutar ele no Saco
Quem Está Aí?
Símbolo White Bear
Desistir
Matar o Pai
Enterrar
Sim
Ele Pulou
Enterrar ou Cortar?
Cortar em Pedaços
Destruir o Computador
Pegar Foto
Símbolo White Bear
Cortar em Pedaços
Destruir o Computador
Pegar o Coelho do Pai
PAX
Símbolo White Bear
Cortar em Pedaços
Destruir o Computador
Pegar o Coelho do Pai
Toy
Sim

(Ufa!)

 

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários