Home » Pop » Televisão » Você Decide: Netflix vai lançar episódio interativo de Black Mirror

Você Decide: Netflix vai lançar episódio interativo de Black Mirror

A Netflix vai fazer um episódio interativo na quinta temporada de Black Mirror, com decisões tomadas pelos espectadores, como naquele velho programa "Você Decide" da Globo.

02/10/2018 às 11:20

Um dos episódios da quinta temporada de Black Mirror será interativo, no melhor estilo do “Você Decide”, aquele velho programa da Globo que permitia que os telespectadores tivessem o poder de escolha sobre os rumos do final da trama. Neste episódio da série de Charlie Brooker, os assinantes da Netflix vão poder escolher os rumos do que está acontecendo na tela.

Tripulação da USS Callister, no melhor episódio da quarta temporada de Black Mirror.

Segundo informações da Bloomberg, esta será apenas a primeira experiência da Netflix com o programação interativa, isto falando de conteúdo criado para adultos, já que este tipo de interação com o público já acontece em alguns programas infantis, depois de ter estreado com o personagem Gato de Botas, o amigo mais malandro do Shrek.

As variações da trama do episódio de Black Mirror prometem ser mais complexas do que na programação para crianças, mas a Netflix ainda não entrou em maiores detalhes para sabermos o quão complicadas elas serão. Outras complicações práticas certamente serão enfrentadas pela equipe na preparação das gravações dos episódios ou filmes, para que possam oferecer a escolha sobre os rumos das cenas aos assinantes da Netflix.

Com diferentes caminhos a serem seguidos nos roteiros, podem aumentar os custos de produção como cenários e figurinos, isso pra não falar nos contratos com os atores e com a equipe, já que o tempo de filmagem será bem maior. Não que o aumento nos custos de produção seja um grande problema para a Netflix, muito pelo contrário, dinheiro para produções originais é o que não falta.

No ano passado o gerente de conteúdo do Netflix, Ted Sarandos já tinha dito que a empresa iria passar a produzir episódios interativos também para adultos, mas agora a novidade está oficialmente confirmada e com data para estrear, possivelmente em dezembro, quando deve chegar a quinta temporada de Black Mirror.

A Bloomberg diz que dois outros projetos de conteúdo interativo que estão sendo avaliados pela Netflix são adaptações de games, e a gente sinceramente espera que um deles seja a adaptação de The Legend of Zelda, prometida há quatro anos atrás, mas que nunca virou realidade, por mais que algumas cenas da série Maniac de Cary Joji Fukunaga lembrem um pouco o game, não é o suficiente para matar a vontade dos fãs.

Será que essa moda pega?Eu sinceramente tenho minhas dúvidas quanto ao formato, mas serviços de streaming são um dos únicos cenários nos quais esse tipo de programa faz algum sentido. Vale lembrar que a BBC também anda produzindo programas interativos, mas em áudio.

Para quem era muito novo, ainda não tinha nascido ou simplesmente não se lembra de Você Decide, o velho programa interativo da Globo, ele fez muito sucesso quando foi exibido originalmente 26 anos atrás, ficando na programação da emissora durante quase 9 anos, com apresentação de Antônio Fagundes, Walmor Chagas e vários outros atores e atrizes. O programa definitivamente foi inovador, tanto que a sua proposta foi bastante copiada por aí.

E você, meu amigo leitor do MB, o que acha da proposta? Assistiria um episódio ou filme interativo na Netflix, e iria gostar de mudar o final do episódio USS Callister ou algum outro de Black Mirror?

relacionados


Comentários